1ª Jornada Literária do DF, no Paranoá, aproxima escritores e leitores
Autores como Alexandra Roscoe, Cristiane Sobral, Nicolas Behr e Tino Freitas vão conversar com alunos e professores da rede pública em encontros no Cedep
atualizado
Compartilhar notícia
Desta terça (12/7) até sábado (16/7), alunos e professores da rede pública de ensino terão oportunidade de conversar frente a frente com alguns dos principais nomes da literatura produzida em Brasília. Alexandra Roscoe, Cristiane Sobral, Lucília Garcez, Nicolas Behr (foto no alto), José Rezende Jr., Romont Willy e Tino Freitas estão entre os autores convidados.
Mas essa programação, que vai acontecer no Cedep (Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá), é apenas a parte mais visível da 1ª Jornada Literária do Distrito Federal. Na prática, o evento começou bem antes, quando os organizadores deram início a visitas a escolas, distribuição de livros e oficinas de formação de mediadores, entre outras atividades.
Em sua primeira edição, a Jornada Literária pretende ir além da promoção do hábito da leitura. “Queremos proporcionar oportunidades também de escrita; incentivar os estudantes a escreverem seus próprios textos literários”, afirma João Bosco Bezerra Bonfim, curador do evento.
Leitores — professores e alunos de 11 escolas — e escritores vão se encontrar em debates literários e apresentações de contadores de histórias. Mas a Jornada recorrerá a outras linguagens que não a literária para atrair a atenção do público. Duplas de repentistas, grupos de brincantes, hip-hop e espetáculos e um concurso de contos compõem a programação.
1ª Jornada Literária do Distrito Federal
De 12/7 (terça) a 16/7 (sábado), das 9h às 21h. No Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá — Cedep (Quadra 9, Área Especial 1, Conjunto D). Entrada franca. Classificação indicativa livre. Mais informações no site do evento.