metropoles.com

Lázaro Ramos comemora liberdade criativa no cinema e na literatura

Em entrevista ao Metrópoles, Lázaro Ramos apresenta seu novo livro e fala do sucesso e dos desafios de Medida Provisória

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Foto colorida de Lázaro Ramos - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Lázaro Ramos - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

Considerado um dos maiores artistas brasileiros da atualidade, Lázaro Ramos não deixa dúvidas sobre seu mérito a cada novo trabalho. Inventivo e inquieto, domina os palcos, a TV, as telas ou set, como demonstrou dirigindo um dos filmes mais imponentes de 2022, Medida Provisória, e as páginas, há pelo menos dez anos.

Em sua mais recente obra literária, Você Não é Invisível, publicado pela editora Objetiva, ele faz um resgate da própria história para falar aos mais jovens sobre o poder das palavras e das expectativas que criamos para nós mesmos e para os outros.

Em entrevista ao Metrópoles, Lázaro explica que Você Não É Invisível nasceu no início da pandemia, do desejo de conectar seus livros infantis com o Na Minha Pele. A obra, lançado em 2010, traz experiências e reflexões pessoais do autor sobre tomada de consciência, respeito as diferenças e atitude.

“Eu não sabia que seria um livro pra jovens, mas intuitivamente comecei a escrever coisas que eu gostaria de ter ouvido na minha juventude. Como ‘você não é invisível’, ‘você não precisa ficar sozinho nas suas angústias’. Eu queria falar sobre identidade, liberdade, sobre ser impulsivo, sobre ética…”, lembra.

Para Lázaro, a escolha dos jovens protagonistas, os irmãos Carlos e Vitória, ocorreu naturalmente, e guiada pelas próprias memórias. Além disso, ele diz que conversou com o público que pretendia atingir ao longo da escrita.

“Entendi que o que eu queria dizer pra mim na adolescência fazia sentido para os jovens de agora. Claro que tem uma outra camada, que é linguagem que tenta reproduzir os meios de comunicação”, explica, sobre os recursos interativos que agregou ao livro, como trechos em formato de tuites e códigos QR que direcionam a playlists.

7 imagens
Lázaro Ramos também é autor de Na Minha Pele
E de vários livros infantis
Lázaro dirigindo Medida Provisória
Nos bastidores de Um Ano Inesquecível
Tiago Marques e Lázaro Ramos
1 de 7

Capa de Você Não É Invisível (2022)

2 de 7

Lázaro Ramos também é autor de Na Minha Pele

3 de 7

E de vários livros infantis

Divulgação
4 de 7

Lázaro dirigindo Medida Provisória

Divulgação
5 de 7

Nos bastidores de Um Ano Inesquecível

Divulgação
6 de 7

Tiago Marques e Lázaro Ramos

Reprodução/ Instagram
7 de 7

Lázaro e Taís formam um dos casais mais talentosos e queridos do Brasil

Divulgação/TV Globo
Liberdade para se expressar

Lázaro conta que começou a escrever cedo, cercado por inseguranças. “Eu não tinha coragem de mostrar, eu não achava que tinha qualidade e eu não achava que ia interessar a ninguém”, lembra. Na vida adulta, decidiu recorrer à habilidade para driblar o desemprego: conseguiu ficar em cartaz com sua primeira peça escrita por dois anos, com público.

“E era uma voz que já me habitava e eu não sabia que tinha valor. Depois disso, eu assumi esse lugar e tive coragem de mostrar pras pessoas o que eu comecei a escrever. E é um lugar muito legal, de liberdade, eu não tenho compromisso, não tenho chefe, horário, obrigação temática”,  destaca Lázaro.

“Eu escrevo muito por prazer. É um dos lugares que eu mais tenho prazer hoje em dia que é onde meu coração está depositado sem ninguém mandar nele”. 

Cena de Medida Provisória
Cena de Medida Provisória

Embora tenha imprimido toda sua identidade em Medida Provisória, Lázaro destaca a dificuldade de conseguir parceiros para o que chama de “fortalecimento de uma linguagem de entretenimento com relevância”.

“Porque ele traz o tema da luta antirracista, mas ele é um entretenimento que se conecta para além da bolha ativista. E também se comunica com ela. E eu acho isso importante, acho isso uma vitória e acho que isso é fruto de um trabalho coletivo. Depois de tantos anos pra conseguir viabilizar o filme, é muito bom ter essa linguagem comprovadamente reconhecida como sucesso e efetiva”, coloca.

Encontro com Viola Davis

O ator, que recebeu Viola Davis para um jantar em sua casa, em setembro deste ano, também falou sobre os bastidores do encontro. A atriz norte-americana esteve no país para divulgar Mulher Rei e falou à imprensa sobre representatividade no cinema e como essa história não poderia ser contada sem o Brasil.

“A gente precisa mesmo fazer essa rede de apoio de divulgação o porque é cinema relevante e de qualidade que a gente tem no nosso país”, analisa Lázaro. “E a Viola foi um momento de brinde a isso”.

“O mais bonito é que quando a gente vai conhecer um ídolo, a gente fica com medo de se decepcionar. E o que eu tenho a dizer sobre ela é que ela não decepciona”, conclui.

Taís Araújo e Lazáro Ramos recebem Viola Davis em sua casa

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?