metropoles.com

Laerte brinca com a carreira de 50 anos em exposição em Brasília

Mostra gratuita sobre o trabaho de Laerte está aberta a visitação na Caixa Cultural até 5 de novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Caco Ciocler como Overman - Metrópoles
1 de 1 Caco Ciocler como Overman - Metrópoles - Foto: Reprodução

A arte de fazer o público rir, pensar e refletir por meio dos quadrinhos é uma habilidade e tanto, mas poucos fazem isso de maneira tão brilhante e provocativa quanto Laerte Coutinho. Uma amostra da arte que alçou a brasileira ao posto de uma das mais importantes cartunistas da atualidade pode ser conferida gratuitamente pelo público brasiliense na exposição comemorativa Trans Laerte, que ocupa a Caixa Cultural até 5 de novembro.  

A mostra, aberta para visitação de terça a domingo, das 9h às 21h, é uma viagem pela criatividade transformadora, transgressora e transmidiática de Larte. Nela, o público terá oportunidade de se conhecer, rever e apreciar parte do talento da artista, que já soma cinco décadas de carreira — e faz graça disso.

“Sempre me impressiono com o enunciado 50 anos. De trabalho, ainda por cima – não de vida. Aí me ocorre que foram precedidos por 22 anos de vagabundagem, o que me coloca numa posição muito fidalga no contexto brasileiro”, reflete Larte em entrevista ao Metrópoles.

Com curadoria de Nobu Chinen, pesquisador e escritor de vários artigos e livros sobre histórias em quadrinhos, Trans Laerte oferece passagens por diversas fases do trabalho de Laerte como chargista e cartunista, desde a revista amadora Balão até sua produção mais recente, passando por uma intensa produção que inclui charges, tiras diárias, histórias de página única e outras mais extensas, sobre temas diversos.

Aliás, a variedade de temáticas é outra característica marcante da obra de Laerte. “Quando estava na imprensa sindical, o assunto era, evidentemente, o que acontecia no mundo do trabalho, condições, direitos, campanhas. Na página editorial da Folha [de S. Paulo], o tema está nas relações e fatos políticos. Mas gosto mais de deixar a porta toda aberta, de poder lidar com qualquer área e fazer as abordagens mais diversas. Foi por isso que deixei de lado os personagens – eles também tinham se tornado limites para o meu olhar”, explica Larte.

3 imagens
O super-herói brasileiro Overman é um dos personagens mais famosos de Laerte
Tirinha de Laerte
1 de 3

A cartunista soma 50 anos de carreira

Reprodução
2 de 3

O super-herói brasileiro Overman é um dos personagens mais famosos de Laerte

Divulgação
3 de 3

Tirinha de Laerte

Divulgação
Filme

Antes de abandonar os personagens, contudo, Laerte criou uma verdadeira galeria de figuras fascinantes e complexas para expressar expressar suas opiniões, provocar o pensamento e desafiar convenções sociais, ao mesmo tempo em que refletia a diversidade da sociedade brasileira.

Um desses personagens, o super-heroi brasileiro Overman, criado nos anos 1990, vai alçar novos voos em breve, com a adaptação das tirinhas para o cinema. Na história, o super-herói interpretado por Caco Ciocler tenta reviver os dias de glória do combate ao crime ao ser chamado para um importante cargo público. O que ele não esperava é que, além da bandidagem, terá de lidar também com uma nova heroína virando o centro das atenções.

O ator Caco Ciocler dá vida ao herói, que foi construído com apoio dos materiais de arquivo de Laerte. “Estou curiosa com o filme. Minha participação se resumiu a fornecer as histórias – basicamente, tiras – do personagem. A construção é toda deles, do pessoal de roteiro, produção, direção… Esse mundo de gente que está por trás de um filme de cinema e faz a gente esquecer que tem tanto trabalho assim quando assiste e desfruta”.

Exposição Trans Laerte
De 28 de setembro a 5 de novembro de 2023, na Galeria Vitrine da CAIXA Cultural Brasília. Endereço: Setor Bancário Sul, Quadra 4, Lotes 3/4 – Edifício Anexo à Matriz da CAIXA. Visitação de terça a domingo, das 9h às 21h. Entrada: gratuita

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?