metropoles.com

Kauan Alvarenga se inspirou em Pabllo Vittar para papel em Pedágio

Chega aos cinemas no dia 30/11 Pedágio, filme nacional com Maeve Jinkings e que arrebatou quatro troféus Redentores no Festival do Rio 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Foto colorida com fundo vermelho de perfil de homem negro vestindo camisa gola rolê na cor vermelha - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida com fundo vermelho de perfil de homem negro vestindo camisa gola rolê na cor vermelha - Metrópoles - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro — Com a estreia nos cinemas marcada para o dia 30 de novembro, Pedágio tem feito bela carreira em mostras nacionais e internacionais. Somente no 25º Festival do Rio, o segundo filme de Carolina Markowicz arrebatou quatro troféus Redentores: Melhor Atriz (Maeve Jinkings), Melhor Atriz Coadjuvante (Aline Maria Marta), Direção de Arte (Vicente Saldanha) e o de Melhor Ator para o estreante Kauan Alvarenga.

O longa também passou pelos festivais de San Sebastián, Vancouver, Bordeaux e Toronto – no qual a diretora se tornou a primeira latina-americana da história a receber o prestigiado Tribute Award, na categoria Emerging Talent, ao lado de Spike Lee, Pedro Almodóvar e Patricia Arquette. No Festival de Roma, Pedágio também conquistou o prêmio de Melhor Filme.

Impressionado com a boa repercussão, Kauan Alvarenga, de apenas 19 anos, conversou com o Metrópoles logo após discurso emocionado na premiação carioca, e falou sobre suas inspirações, medos e planos ambiciosos para o futuro. “Trabalhar Tiquinho foi uma aventura muito grande, junto com o Luciano e a Silvia, os produtores do elenco. Nós tivemos muito trabalho, porque o personagem tem muitas camadas, coisas que eu não tenho. Ele é um carro alegórico, muito difícil de montar, mas foi muito gostoso”, começou.

4 imagens
Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga em cena de Pedágio
Kauan Alvarenga também venceu na categoria de Melhor Ator do Festival do Rio 2023
Maeve Jinkings em cena de Pedágio
1 de 4

cartaz do filme Pedágio

Reprodução
2 de 4

Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga em cena de Pedágio

Reprodução
3 de 4

Kauan Alvarenga também venceu na categoria de Melhor Ator do Festival do Rio 2023

Reprodução
4 de 4

Maeve Jinkings em cena de Pedágio

Reprodução

No longa-metragem, Maeve encarna Suellen, uma atendente de pedágio que, inconformada com a orientação sexual do filho, comete delitos na tentativa de financiar uma cura para o que ela considera uma “doença”. A produção retrata a opressão e violência sofrida pela população LGBTQIA+, diante de incoerências e atrocidades promovidas por alguns setores da sociedade. Veja o trailer.

Para encarnar o sensível e sonhador Tiquinho, Kauan disse ter se inspirado em ícones da música pop brasileira como Pabllo Vittar e Glória Groove. “Sem essas drags do momento, acho que o Tiquinho não conseguiria se aflorar. Agora eu percebo o quão importante a cultura Queer é”, ressaltou.

Foto colorida do ator Kauan Alvarenga com calça azul e blusa preta durante premiação no 25º Festival do Rio
Kauan Alvarenga durante o 25º Festival do Rioa

Segundo o jovem, o personagem  em Pedágio lhe trouxe muitas coisas boas, que ele pretende compartilhar com outras pessoas que, assim como ele, ultrapassaram as barreiras impostas a quem vem das favelas do Rio. “Eu nunca imaginei ganhar o troféu de Melhor Ator no maior festival do Rio. Este prêmio também é de todos os pretos e pretas que estão nesta produção e à minha família, que fez de tudo para eu estar aqui”, comemorou Kauan.

Com uma estreia nas telonas tão marcante, o artista diz que o céu é o limite para o seu futuro na profissão. “Eu quero chegar aonde Deus me levar. Eu quero ultrapassar barreiras, eu quero levar um pouco de mim para todos os cantos e chegar em lugares que pessoas falaram para mim que eu não chegaria. Porque para um um menino preto que veio de uma periferia, e que está aqui ganhando um puta prêmio desses, é muito importante para mim mesmo. Quero chegar longe”, conclui.

*A repórter viajou a convite do Festival do Rio 2023

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?