Jornalista Matheus Leitão recebe prêmio internacional por série documental
Em Nome dos Pais foi premiada no Telly Awards: medalha de ouro na categoria séries de história e prata em séries documentais
atualizado
Compartilhar notícia
A série documental Em Nome dos Pais, exibida pela HBO e inspirada no livro de mesmo nome do jornalista brasiliense Matheus Leitão Netto, foi premiado em duas categorias do Telly Awards, uma premiação americana que escolhe anualmente as melhores produções internacionais em vídeo voltadas para a exibição em TV e em outras plataformas. Ele recebeu medalha de ouro na categoria séries de história e medalha de prata na categoria séries documentais.
O júri do prêmio inclui representantes de grandes organizações globais ligadas à produção destinada à exibição em televisão ou em outros tipos de plataformas, como cinemas e internet.
A série foi produzida em parceria entre a Boutique Filmes e a BdeVaca Filmes. O enredo é fiel ao do livro lançado por Leitão em 2017 e narra as viagens do jornalista pelo país em busca de localizar as pessoas que entregaram seus pais para a ditadura militar, que os prendeu e torturou. Matheus Leitão é filho dos também jornalistas Miriam Leitão e Marcelo Netto.
Tanto no livro quanto no documentário exibido pela HBO, Matheus é o personagem principal da trama real. Pesquisando em documentos e entrevistando personagens da época, ele consegue descobrir o paradeiro do delator de seus pais, Foedes dos Santos, que era o mais importante líder do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Espírito Santo e que, depois de preso, entregou os aliados para a repressão.
Na série, Matheus mostra também como chegou aos nomes de três torturadores, nunca antes reconhecidos pelo Estado brasileiro, e toma os depoimentos dos próprios pais, que dão detalhes sobre a tortura que sofreram e contam como deram a volta por cima.