metropoles.com

Isabella: O Caso Nardoni peca pela falta de foco, mas pode ser sucesso na Netflix

Isabella: O Caso Nardoni, documentário que revive o assassinato de Isabella Nardoni, estreia na Netflix nesta quinta (17/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Netflix/Divulgação
Foto colorida de Ana Carolina Oliveira chorando no documentário Isabella: O Caso Nardoni da Netflix - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Ana Carolina Oliveira chorando no documentário Isabella: O Caso Nardoni da Netflix - Metrópoles - Foto: Netflix/Divulgação

Isabella: O Caso Nardoni é mais uma produção da recente onda de “crimes verdadeiros” brasileiros (afinal, se são nacionais, por que falar em true crime?). O documentário, que estreia na Netflix nesta quinta-feira (17/8), reconta a trágica morte da menina que foi arremessada da janela.

A produção brasileira recente sobre tema se divide em ótimas produções, como a série Todo Dia a Mesma Noite e o documentário Pacto Brutal – O Assassinato de Daniella Perez, e outras de qualidade inferior, como Massacre na Escola – A Tragédia das Meninas de Realengo e os filmes A Menina que Matou os Pais. O Caso Nardoni inaugura uma terceira categoria: uma dos “bom, mas nem tanto”.

Isabella: O Caso Nardoni, em um primeiro momento, reconstitui a morte da menina Isabella Nardoni, ocorrida em 2008. Em seguida, o documentário aborda a imprensa sensacionalista, cai para possíveis falhas no laudo que incriminou os Nardoni, reconta o julgamento e esbarra em um mundo pré-redes sociais, nos quais “populares” ao invés de xingar no Twitter, iam para porta de tribunais e delegacias.

Foto colorida de Isabela Nardoni em cartaz de protesto - Metrópoles
Documentário mostra os protestos ocorridos após a morte de Isabella Nardoni

Sem dúvida são todos temas interessantes, mas, ao mesmo tempo, são muitos assuntos e nenhum parece ser o fio condutor da narrativa que os diretores Micael Langer e Cláudio Manoel apresentam. Por vezes, soa como um resumo, por outras, como uma tentativa de revisão do fato.

Isabella: O Caso Nardoni é bom?

Mas… tudo tem dois lados, né? E, no caso do documentário da Netflix, há um que é positivo. Ouvir Ana Carolina Oliveira falar sobre a filha e a reconstrução de sua própria vida dá força para a produção.

Porém, a ausência de depoimentos do pai, Alexandre Nardoni, e da madrasta, Ana Carolina Jatobá, prejudica o documentário. Um dos pontos que os diretores tentam abordar é, justamente, o fato que o casal vivia em uma relação desigual de poder, com Alexandre no papel de comando – no entanto, esses abusos são todos colocados pela criminóloga Ilana Casoy, autora de dois livros sobre o crime.

Sem dúvidas, esse seria um novo olhar, mais contemporâneo, para o caso. Entretanto, fica perdido nas várias frentes abertas, que não são concluídas.

Isabella: O Caso Nardoni deve ser um hit, surfa no sucesso dos crimes verdadeiros, mas peca, principalmente, pela falta de foco. É bom, mas nem tanto.

Avaliação: Regular

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?