Internauta encontra câmera escondida em Airbnb e relato viraliza
Publicitário de São Paulo encontrou dispositivo oculto em relógio posicionado em frente à cama da acomodação
atualizado
Compartilhar notícia
Um alerta feito pelo publicitário Mateus Bandeira sobre privacidade viralizou nas redes sociais. Ele alega ter encontrado uma câmera escondida em uma acomodação alugada pelo Airbnb, em Campinas (SP). Em um vídeo, o jovem de 28 anos mostra que o equipamento estava no interior de um relógio posicionado em frente à cama do apartamento.
“Esses dias eu vi um vídeo no TikTok alertando sobre as câmeras escondidas nesses espaços. Eu fui testar e vi que realmente aconteceu comigo”, iniciou ele.
“No vídeo, eles explicavam que tinha que colocar a lanterna do celular em equipamentos eletrônicos pra gente ver se tinha alguma câmera por ali. Quando eu entrei no apartamento achei tudo arrumadinho, bem organizado, mas infelizmente tinha um câmera escondida. Aparentemente era só um relógio digital, mas quando coloquei a luz do celular apareceu uma câmera”.
O vídeo de Mateus, assistido por 6 milhões de usuários no TikTok, deixou os internautas espantados. Alguns, inclusive, afirmaram já terem se hospedado na mesma acomodação, sem perceber que estavam sendo vigiados.
Em entrevista concedida a uma emissora de TV, Mateus contou que cobriu todas as telas com toalhas e roupas. Ele ainda registrou uma reclamação no Airbnb e procurou a polícia. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo está investigando o caso. “Assustador passar por isso, não desejo pra ninguém”.
O que diz o Airbnb
O Metrópoles entrou em contato com a assessoria do Airbnb, que informou ter desativado o anúncio correspondente à acomodação para reservas e o perfil do anfitrião enquanto avalia o ocorrido. “Segurança é prioridade para o Airbnb, que trabalha constantemente para oferecer as mais atualizadas ferramentas de segurança aos seus usuários”, diz um trecho da nota.
Segundo a plataforma, medidas de segurança como câmeras de vigilância e equipamentos de monitoramento de ruído são permitidos, desde que sejam claramente divulgados na descrição do anúncio e não infrinjam a privacidade de outra pessoa. “Dispositivos de gravação nunca são permitidos em banheiros ou quartos. As regras sobre dispositivos se aplicam a todas as câmeras, dispositivos de gravação, dispositivos inteligentes e dispositivos de monitoramento”, explica a assessoria do serviço.
“O Airbnb condena qualquer postura ou atitude que comprometa a dignidade humana, viole a privacidade de seus usuários ou que contrarie as leis vigentes. A plataforma possui regras e Termos de Serviço e quaisquer violações estão sujeitas às medidas cabíveis, como suspensão da conta e/ou banimento na plataforma”, conclui a nota.
Caso não é isolado
Essa não é a primeira vez que usuários denunciam o uso de câmeras escondidas nas acomodações da plataforma de alugueis, uma das mais populares do mundo. Em 2013, a alemã Edith Schumacher passava uns dias na Califórnia em uma casa alugada pelo site quando seu companheiro encontrou o equipamento oculto em uma pilha de velas.
A turista acabou processando o casal de quem alugou a casa por invasão de privacidade e estresse emocional, além do próprio Airbnb, por negligência.