metropoles.com

Igreja católica se revolta com “símbolos satânicos” em ópera urbana

Um espetáculo que está prestes a ser encenado no Halle de La Machine, em Toulouse, na França, gerou polêmica com a igreja local

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida de ópera urbana na França - metrópoles
1 de 1 Foto colorida de ópera urbana na França - metrópoles - Foto: Reprodução

Um espetáculo que está prestes a ser encenado no Halle de La Machine, em Toulouse, na França, gerou controvérsia entre a comunidade católica local. A Ópera Urbana intitulada Le Gardien du Temple – La Porte des Ténèbres (O Guardião do Templo – A Porta da Escuridão, em tradução livre) trouxe à tona discussões por conta de uma de suas figuras centrais, Lilith.

A personagem, que mistura características humanas e animais, é representada por uma imponente máquina controlada por 18 técnicos usando exoesqueletos. Ela aparece com metade do corpo de mulher, o restante de escorpião, além de pernas de aranha e chifres.

Lilith será apresentada em um desfile pelas ruas da cidade, acompanhada de outras obras mecânicas criadas por François Delarozière, como Ariane, a aranha gigante, e Asterion, uma figura que remete ao lendário minotauro.

O evento está programado para ocorrer entre 25 e 27 de outubro.

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Compagnie La Machine (@compagnie_la_machine)

A Igreja Católica local manifestou sua preocupação com os símbolos considerados “satânicos” presentes no desfile, chegando a emitir avisos aos fiéis. O arcebispo de Toulouse, Guy de Kerimel, declarou que irá consagrar “a cidade e a diocese ao Sagrado Coração de Jesus” durante a missa, em resposta às polêmicas geradas pelo evento.

“O que levanta questões para Kerimel é que este espetáculo encarna uma forma de fascínio por tudo o que é mau, nomeadamente por Lilith, o demônio no centro da história, o Minotauro e este cartaz com uma cidade em chamas e igrejas queimando”, disse Hervé Gaignard, responsável pela diocese de Toulouse ao portal Actu Toulouse.

“Um show nunca é neutro. Mesmo que ele pareça bem-humorado à primeira vista. Estamos muito vigilantes quanto ao uso de símbolos ou figuras satânicas como Lilith. Um espetáculo estimula emoções nos espectadores e pode participar da nossa construção pessoal. Nunca é completamente inocente”, completou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?