metropoles.com

Identidade negra e ativismo se manifestam por meio da arte

Linguagens diversas, como as artes plásticas e a poesia, embalam trabalhos de autores de diferentes gerações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Glênio Lima/Divulgação
Glênio Lima/Divulgação
1 de 1 Glênio Lima/Divulgação - Foto: Glênio Lima/Divulgação

As telas de Josafá Neves desafiam a tradição antes mesmo da primeira pincelada. Em vez do habitual suporte branco, neutro, o artista brasiliense inicia seus trabalhos a partir de um fundo escuro. “Escureço para clarear”, explica. “É assim que me afirmo como negro na arte”, continua o autor.

Neves acaba de retornar da Venezuela, onde participou da I Bienal del Sur. Atualmente, desenvolve o projeto Diáspora. Primeiro, visita escolas da rede pública de ensino e dá oficinas de pintura. Depois, reunirá obras autorais e trabalhos realizados nos encontros para uma exposição em maio de 2016, na Galeria Athos Bulcão.

Personalidades nacionais serão representadas nas telas. Além de um autorretrato, Neves já pintou o intelectual Milton Santos, os sambistas Cartola e Clementina de Jesus e a tocadora de pífano Zabé da Loca. “Tento resgatar esses nomes para trabalhar a nossa autoestima”, explica o artista, de 43 anos. “Pelos livros didáticos, infelizmente, você ainda não tem referências positivas”.

O artista busca na figura da mulher inspiração para várias de suas telas. Não à toa, uma de suas primeiras individuais foi intitulada “Maternidade”, montada em 2003 na galeria da Faculdade Dulcina de Moraes. À época, dedicou a mostra à mãe, Laura. “Quando comecei a pintar, em 1996, procurei muito essa representação da mãe negra, das madonas, das mulheres africanas carregando seus filhos”, descreve.

Conheça outros artistas de inclinações políticas em suas obras:

Facebook/Reprodução
*Facebook/Reprodução*

 

Antonio Obá
Trabalhando entre a performance, o desenho e a pintura, o brasiliense formou-se pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes e se desdobra como professor e ilustrador. Ele é um dos nomes que integram o Elefante Centro Cultural.

 

Gabriel Martins
O cineasta mineiro causou frisson no Festival de Brasília deste ano com o poderoso curta “Rapsódia para o Homem Negro”. O filme alegoriza questões de religião de matriz africana, ancestralidade e violência a partir da vingança de Odé, um jovem negro que perdeu o irmão durante uma ocupação em Belo Horizonte. Martins é sócio de André Novais Oliveira (“Ela Volta na Quinta”) na produtora Filmes de Plástico.

Tatiana Reis/Divulgação
*Tatiana Reis/Divulgação*

 

Grupo Teatral Embaraça
Neste ano, a companhia formada na UnB pelas atrizes Ana Paula Monteiro, Fernanda Jacob e Tuanny Araújo roda o Distrito Federal com o espetáculo de estreia, “Pentes” (leia crítica). A peça narra a afirmação de mulheres negras por meio dos seus cabelos. Cumpre temporadas curtas no Gama (20/11 e 21/11), em Taguatinga (23/11 e 24/11) e na Vila Telebrasília (28/11 e 29/11).

*Facebook/Reprodução*

 

José Amâncio
Radicado em Brasília desde 1976, o poeta carioca revisita história e espiritualidade por meio de versos metafóricos e oníricos, como em “Segredo 44” (abaixo). Publicou seus poemas nos livros “NEGROJORGEN” (2007) e “Batom d’Amor e Morte” (2014), ambos editados pela Thesaurus.

Segredo 44

A existência
A negrejar
Tatuou-se em ti

A semente
A enegrecer
Embrionou-se em ti

A vida
A negritude
Cicatrizou-se em ti

A beleza
A negrura
Instalou-se em ti

*Larissa Ísis/Divulgação*

 

Tássia Reis
A rapper paulista carrega timbres de jazz e R&B para suas canções, carregadas de crônicas urbanas e melodias pop. Seu EP homônimo, lançado em 2014, revela um trânsito constante entre grooves (“Asas”) e rimas (“Meu RapJazz”).

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?