metropoles.com

Harvey Weinstein pode pegar até 25 anos de prisão por estupro

O ex-produtor de cinema se entregou à polícia na última sexta-feira (25/5), mas foi liberado após pagar fiança de US$ 1 milhão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alberto E. Rodriguez/Getty Images
Harvey Weinstein
1 de 1 Harvey Weinstein - Foto: Alberto E. Rodriguez/Getty Images

O ex-produtor de cinema Harvey Weinstein foi indiciado por estupro e crimes sexuais por um grande júri de Nova York, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (30/5). Segundo um comunicado da Procuradoria do Distrito de Manhattan, as acusações dizem respeito a abusos contra duas mulheres e ocorreram em 2004 e 2013, quando o americano, no papel de dono da Miramax, era um dos homens mais poderosos da indústria cinematográfica do país.

“As denúncias deixam o acusado um passo mais perto de ser responsabilizado pelos crimes de violência”, disse o procurador Cyrus Vance. Ele acrescentou que o inquérito segue “ativo e em curso”.

A incriminação chega pouco depois de os advogados do ex-produtor terem comunicado sua decisão de não testemunhar perante o grande júri, corpo legal característico da Justiça dos EUA e que é convocado por procuradores para investigar crimes, ouvir depoimentos sob juramento e até proferir acusações.

Weinstein, 66, entregou-se à polícia na última sexta-feira (25), mas foi liberado após pagar fiança de US$ 1 milhão. Se condenado, ele pode pegar até 25 anos de cadeia. Uma das mulheres em questão não foi identificada e diz que o ex-produtor a trancou e violentou em um quarto de hotel em Nova York.

A outra é a ex-atriz Lucia Evans, que diz ter sido forçada a fazer sexo oral em Weinstein em 2004. A defesa do ex-produtor alega que ele nunca teve “comportamento sexual sem consentimento”.

As denúncias eclodiram no fim de 2017 e desmoronaram o império construído por Weinstein, que foi banido da Academia do Oscar e se afastou da Miramax. Entre suas vítimas estão estrelas como Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow, Cara Delevingne, Léa Seydoux e Asia Argento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?