metropoles.com

Harry Potter segue uma franquia lucrativa depois de 26 anos de magia

Harry Potter se mantém como uma das sagas mais famosas do mundo, e ganha diversos produtos derivados dos livros e dos filmes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/ Metrópoles/ Yanka Romão
Ilustração Harry Potter com elementos da saga em fundo azul - Metrópoles
1 de 1 Ilustração Harry Potter com elementos da saga em fundo azul - Metrópoles - Foto: Arte/ Metrópoles/ Yanka Romão

Em 1997, a escritora J. K. Rowling lançava o primeiro livro do que seria uma das sagas mais famosas da história. O mundo inteiro era apresentado ao menino órfão com cicatriz, a Hermione Granger e a Ron Weasley em Harry Potter e A Pedra Filosofal. Não era de se esperar, no entanto, que o universo de magia criado nas obras tornaria-se uma das sagas mais vendidas e reproduzidas do planeta, transformando-se de livros para filmes, peça teatral, almanaques, brinquedos, produtos de decoração, bijuterias, série e por aí vai.

Nem mesmo as declarações transfóbicas da autora e a intensa publicidade negativa que elas atraem ao produto foram capazes de diminuir o interesse do público pela franquia. O mais recente “filho” dessa galinha dos ovos de ouro é Harry Potter: O Almanaque Mágico, que inclui cenas, infográficos e particularidades mágicas do mundo bruxo.

Ainda no âmbito dos livros — distribuídos no Brasil pela editora Rocco —, Harry Potter ganhou sete obras originais: Pedra Filosofal, Câmara Secreta, Prisioneiro de Azkaban, Cálice de Fogo, Ordem da Fênix, Enigma do Príncipe e Relíquias da Morte. Com o sucesso dos livros, oito filmes foram lançados pela Warner Bros, sendo o último dividido em duas partes. Todas as adaptações cinematográficas ficaram entre os 40 filmes de maior bilheteria da história.

Até mesmo o claudicante spin-off Animais Fantásticos manteve o universo “mágico” em alta. Os três títulos lançados até o momento, apesar de não terem o mesmo sucesso de público, acumulam US$ 1,8 bilhão de bilheteria.

Foto colorida do filme Harry Potter - Metrópoles

Expandindo ainda mais o universo de Hogwarts, a indústria transformou a saga originada no Reino Unido em 11 jogos de videogame — sendo Hogwarts Legacy um dos games mais populares de 2023 —, audiolivros e uma peça de teatro, intitulada Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, também lançada em formato de livro.

Daniel Radcliffe (Harry Potter), Rupert Grint (Ron Weasley) e Emma Watson (Hermione Granger) se reuniram no especial Harry Potter: De Volta a Hogwarts em um especial da HBO Max para comemorar os 20 anos do primeiro filme da franquia. A reunião dos bruxinhos se tornou a estreia mais vista da HBO Max na América Latina.

Harry Potter em números

A quantidade de produtos derivados dos livros de J. K. Rowling — que, mesmo com seus discursos preconceituosos, não consegue estragar o amor dos fãs pela saga — prova que Harry Potter se consolidou como uma das histórias mais amadas do mundo.

Diretor comercial e de marketing da Rocco, Bruno Zolotar disse para o Metrópoles que houve um crescimento de vendas dos livros durante a pandemia da Covid-19, mas o executivo apontou que o universo de Harry Potter tornou-se “atemporal”.

“O universo de Harry Potter tem o mérito de ser atemporal e de continuar conquistando novas gerações sem parar. Há os leitores que começaram a ler os livros há mais de 20 anos, mas depois diferentes gerações continuaram a descobrir a série. Durante a pandemia tivemos um ‘boom’ de vendas dos livros aqui no Brasil, porque os pais compravam as caixas com os sete livros para que as crianças maratonassem em casa e também porque jovens na faixa de 15 anos começaram a falar deles no TikTok”, explica ele.

Zolotar ainda citou o lançamento de edições especiais dos livros, lançadas anualmente: “É importante também destacar que há o constante lançamento de edições especiais. Só nesse final de ano estamos lançando o Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, versão capa dura e ilustrada com design do brasileiro Eduardo Lima e o Harry Potter e o Cálice de Fogo versão Casas de Hogwarts, e produtos do universo do bruxo como o Almanaque Harry Potter, que mal chegou já está praticamente esgotado aqui na Rocco.”

Box de Harry Potter - Metrópoles
Box de livros comemorativo de Harry Potter

Segundo o executivo, foram vendidos oito exemplares de Harry Potter e a Pedra Filosofal por hora no Brasil neste ano. Em 2020 e 2021, as vendas do primeiro livro da saga cresceram 60% em comparação a 2019.

“Há todo um ‘ecossistema’ em torno de Harry Potter que faz com que a série não pare de ser mencionada, como os filmes exibidos na TV a cabo e no streaming, o parque da Universal, nos Estados Unidos, e os mais diversos produtos licenciados com a franquia, que vão de chocolates a itens decorativos. Isso mantém as vendas em alta”, finaliza ele.

O que vem por aí?

No mundo dos livros, a Rocco lançou em 10 de outubro Harry Potter: O Almanaque Mágico, que inclui cenas, infográficos e particularidades mágicas do mundo bruxo, reunindo objetos encantados, alimentos fabulosos, plantas curiosas e animais fantásticos da série em sete capítulos, criados por sete ilustradores.

Capa Almanaque Mágico de Harry Potter - Metrópoles
Harry Potter: O Almanaque Mágico foi lançado no Brasil pela Rocco, e conta com 208 páginas. A obra pode ser encontrada por R$ 176,90 na Amazon.

O artista sino-canadense Weitong Mai, um dos ilustradores do Almanaque Mágico, disse ao Metrópoles que teve Harry Potter incluído em sua vida desde a infância, incluindo uma matéria na época da escola.

“A primeira vez que li Harry Potter foi quando tinha 9 anos. Eu li a versão traduzida em mandarim na época, então havia algumas incompatibilidades com nomes de pessoas e feitiços mágicos. Ao ilustrar para o Almanaque Mágico de Harry Potter, muitas lembranças da minha infância vieram à tona. Minha familiaridade anterior com a série me permitiu abordar o projeto com uma profunda compreensão e apreciação pelos detalhes ricos e intrincados do mundo bruxo”, contou.

“Como imigrante, minha família e eu nos mudamos para Vancouver quando eu tinha 14 anos. Os livros didáticos que usei em minhas aulas de ESL (Inglês como Segunda Língua) incluíam a série Harry Potter. Através desses livros, passei a sentir fortemente que Harry Potter possui a beleza da linguagem que cria um mundo mágico.”

Este mundo não é apenas encantador, mas também transmite profundas lições de vida, incluindo temas de amor, amizade, família, poder e muito mais.

Weitong Mai

Sobre a criação do Almanaque Mágico, Weitong contou que “o foco era proporcionar aos fãs uma experiência rica e envolvente, oferecendo-lhes uma visão mais profunda do mundo mágico”.

A Rocco também trabalha para lançar uma nova edição de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, do estúdio de design Mina Lima, formado pelo designer gráfico mineiro Eduardo Lima e da inglesa Miraphora Mina.

Série de TV

Ainda não se sabe quando e nem como, mas a saga Harry Potter vai ganhar mais um capítulo, desta vez na TV. O universo do bruxinho vai aparecer em uma série produzida pelo novo streaming da Warner Bros. Discovery, o Max.

A série segue a mesma linha dos filmes e terá temporadas baseadas nos livros de J.K. Rowling. Descrita como uma “série de uma década”, ela vai resgatar o universo que ocupa as ruas de Londres, mas agora com um elenco totalmente novo.

“Harry Potter é um fenômeno cultural e está claro que existe um amor duradouro e uma sede pelo mundo mágico”, afirmou o presidente e CEO da HBO & Max Content, Casey Bloys. Ele garantiu ainda que a produção “vai mergulhar profundamente em cada um dos livros icônicos que os fãs continuaram a apreciar por todos esses anos”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?