Grammy anuncia regra sobre IA: “Só criadores humanos são elegíveis”
Academia do Grammy anunciou novas regras para a premiação de 2024, que incluem alterações na principal categoria e Inteligência Artificial
atualizado
Compartilhar notícia
O Grammy Awards – maior prêmio da música – anunciou mudanças importantes em regras e categorias para a edição de 2024. Entre elas há uma alteração na categoria de Álbum do Ano, que é a mais importante da premiação, e uma regra específica sobre Inteligência Artificial.
A partir do ano que vem, para ser indicado a Álbum do Ano, a Recording Academy afirma que é preciso fazer parte de pelo menos 20% do álbum.
Com o avanço da inteligência artificial, a academia diz que apenas compositores humanos são elegíveis na categoria de composição.
“Permitiremos que música e conteúdo de IA sejam enviados, mas os GRAMMYs só poderão ir para criadores humanos que contribuíram de forma criativa nas categorias apropriadas. Se houver uma voz de IA cantando a música ou instrumentação de IA, iremos considerá-la. Mas em uma categoria baseada em composições, deve ter sido escrita principalmente por um humano”, diz a nota.