Globo é condenada por plágio em cobertura da morte de Kobe Bryant
A editora foi acusada de copiar trechos de uma reportagem feita pela revista Aero Magazine em dois portais
atualizado
Compartilhar notícia
A Editora Globo foi condenada a pagar R$ 20 mil em danos morais por plagiar uma matéria sobre a morte do ex-jogador de basquete Kobe Bryant. Além da indenização, a emissora terá que retirar os conteúdos copiados do ar e publicar uma errata identificando a verdadeira autoria do conteúdo. As informações são do Notícias da TV.
Quem entrou com o processo contra o Grupo Globo foi a Inner Editora, responsável pela revista Aero Magazine. No processo, eles acusaram a emissora de replicarem 85% dos trechos da matéria sobre as causas da morte do ex-jogador no jornal Extra sem menção à fonte ou autorização.
A condenação veio em segunda instância, depois da Globo recorrer à primeira decisão. “É inegável o plágio, como bem demonstrado na inicial, onde vários trechos foram enxertados na matéria divulgada no site da requerida, sem qualquer menção ou crédito da fonte. A violação de direitos autorais, por si só, implica danos morais”, avaliou o desembargador Theodureto Camargo, que julgou o caso, ao Notícias da TV.
Na defesa, a Globo alegou que “as matérias não guardam semelhança, nem identidade literal, pois ambas limitam-se à narrativa e descrição do acidente, suas causas e reações ao redor do mundo”.