Globo arquiva denúncia de Calabresa contra Marcius Melhem, diz coluna
A emissora dos Marinhos entendeu não ter conseguido confirmar a autenticidade das denúncias contra o humorista
atualizado
Compartilhar notícia
Após mais de um ano de investigações, o departamento de compliance da Globo teria arquivado a denúncia de assédio sexual e moral que Dani Calabresa fez contra o ex-diretor de humor da emissora Marcius Melhem. De acordo com a coluna Ricardo Feltrin, do portal UOL, a emissora dos Marinhos entendeu não ter conseguido confirmar a autenticidade das denúncias contra o humorista.
Marcius Melhem processou Dani Calabresa por danos morais, calúnia e difamação. A atriz decidiu não acionar a Justiça, mas depois moveu ação proibindo-o de divulgar suas mensagens pessoais a ele, enviadas via WhatsApp.
Ainda segundo a reportagem, houve queixas internas no compliance da Globo de funcionários contra Melhem, mas boa parte delas era sobre sua atuação como chefe e questões comportamentais, como não ter liberado pessoas para outro trabalho ou a respeito de escalação para participação em programas da emissora.
A denúncia
Publicação da revista Piauí traz relatos de algumas situações de assédio que teriam sido praticadas pelo então chefe do humor da Globo. A reportagem ouviu 43 pessoas, das quais duas vítimas afirmaram ter sofrido assédio sexual de Melhem, sete vítimas de assédio moral e três vítimas dos dois tipos de assédio, sexual e o moral.
Os relatos, inclusive, casam com o revelado pela a advogada Mayra Cotta – que assessora um grupo de atrizes que teriam sido vítimas do humorista – em outubro de 2021, em entrevista a Mônica Bergamo, colunista da Folha de S. Paulo. Na época, a advogada falou sobre alguns dos comportamentos denunciados pelas vítimas.
“Houve um comportamento recorrente, de trancar mulheres em espaços e as tentar agarrar, contra a vontade delas. De insistir e ficar mandando mensagem, inclusive de teor sexual para mulheres que ele decidia se iam ser escaladas ou não para trabalhar, se ia ter cena ou não para elas [nos programas de humor]. De prejudicar as carreiras daquelas que o rejeitaram”, afirmou.
O ator foi demitido da Globo em agosto, logo após as acusações de assédio por parte de Calabresa.
O caso na Justiça
Na condição de suposta vítima, Calabresa não denunciou Melhem à polícia ou à Justiça. O caso rendeu uma abertura de investigação no Ministério Público devido à longa reportagem da revista Piauí, publicada em dezembro de 2020.
A Ouvidoria do MP de São Paulo está colhendo depoimentos de supostas vítimas de assédio de Melhem e, quando acabar, enviará o processo para a Justiça e o MP do Rio de Janeiro.
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos