metropoles.com

GDF cancela Carnaval na Esplanada com Psirico, Elba e Silva

A Secretaria de Cultura afirmou que, em substituição, selecionará artistas locais para se apresentarem na Funarte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/ Metrópoles
Brasília (DF), 12/05/2018  Festa Imagina Local: ASES Setor de Clubes Esportivos Sul  Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 12/05/2018 Festa Imagina Local: ASES Setor de Clubes Esportivos Sul Foto: Hugo Barreto/Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/ Metrópoles

Em entrevista coletiva, nesta terça-feira (11/02/2020), o secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Bartolomeu Rodrigues, recuou e cancelou o Palco Esplanada. Anunciado no fim de janeiro, o projeto previa shows de grandes nomes nacionais, como Psirico, Silva e Elba Ramalho.

De acordo com Bartolomeu Rodrigues, os patrocinadores privados recuaram e o governo não conseguiu financiar o projeto. Desde o princípio, o Governo do Distrito Federal (GDF) tinha manifestado a intenção de não utilizar recursos públicos na festa. “Não é que não houve interesse dos patrocinadores, é que pensamos em algo grande e decidimos ter os pés no chão e economizar os recursos públicos”, justificou o gestor.

“Não vamos usar recursos públicos para financiar shows de artistas nacionais”, afirmou Rodrigues. “No momento em que Brasília completa 60 anos, é o momento de reforçar a identidade da cidade, dando destaque aos artistas locais”, completou.

Bruno Campos
Elba Ramalho traria o clima do Carnaval para a Esplanada dos Ministérios

Em substituição, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) vai selecionar artistas locais para se apresentarem em palco já montado na Funarte. No local se exibirão 16 bandas e seis escolas de samba de Brasília.

“Toda festa, até a que fazemos em casa, pode ser remodelada no último momento. A mudança se deve a três pontos: a economicidade, não se pode brincar com o dinheiro público, a valorização dos artistas locais e a segurança”, elencou o secretário.

Palco Esplanada

No último dia 30 de janeiro, a Secec divulgou o projeto como umas das principais novidades do Carnaval 2020 do Distrito Federal. O espaço traria a Brasília nomes como Elba Ramalho, Silva, Preta Gil, entre outros. No entanto, segundo Bartolomeu Rodrigues, o governo não conseguiu firmar parcerias com a iniciativa privada e a comemoração precisou ser cancelada.

Os problemas em relação ao projeto, segundo o próprio secretário, começaram na última quinta-feira (06/02/2020) após o secretário-executivo de Cultura, Cristiano Vasconcelos, pedir demissão do cargo. “Ele é da maior competência, só tenho elogios a fazer. Mas sua saída nos levou a condição de reflexão. Ele estava à frente das negociações.”

Aniversário de Brasília

Durante a coletiva, o chefe da pasta informou que dos R$ 3,7 milhões dos recursos da Lei Orçamentária Anual (LOA) destinados ao Carnaval, serão utilizados R$ 1,2 milhão. O restante será realocado para o aniversário de Brasília.

“Vamos aplicar em políticas culturais e nos artistas de Brasília para que o aniversário da cidade seja comemorado e celebrado com ações ao longo do ano”, garantiu Bartolomeu Rodrigues.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?