Entenda como Minecraft e YouTube formam a melhor parceria de 2019
Um dos jogos mais populares do mundo perdeu a coroa, se recuperou e continua crescendo com a ajuda de criadores de conteúdo
atualizado
Compartilhar notícia
É oficial: Pewdiepie, um dos maiores youtubers do mundo, começou a jogar Minecraft. Para quem não conhece, o jogo tomou conta da internet há mais de cinco anos. Por meio de vídeos no YouTube, memes e até notícias, o jogo foi crescendo ao longo dos anos. Isto é, até o surgimento de Fortnite.
Originalmente um título exclusivo para PC, o Fortnite foi lançado para todas as plataformas em julho de 2017 em um período de acesso antecipado pela desenvolvedora Epic Games. Minecraft, por sua vez, teve sua versão completa lançada em novembro de 2011 pela empresa Mojang, sendo que já havia funcionado desde maio de 2009 em versão alpha e, depois, beta, em 2010.
O Fortnite começou a ganhar popularidade a partir do interesse previamente existente por battle royales – onde um grupo de jogadores batalha entre si até que uma pessoa surge vitoriosa –, estabelecido previamente pelo Playerunknown’s Battleground (PUBG). Em dezembro de 2017, Fortnite ultrapassou PUBG nas pesquisas online e, em fevereiro de 2018, passou na frente do Minecraft.
Efeito Pewdiepie
Recentemente, no entanto, Minecraft tem voltado ao topo das pesquisas com uma nova popularidade. Grande parte da razão pode ser atribuída ao youtuber Pewdiepie. Mais especificamente, ao “efeito Pewdiepie“, uma teoria de outro youtuber, Matthew “MatPat” Patrick, do canal The Game Theorists. Embora ele tenha usado a teoria em um vídeo recente para comentar a nova popularização de Minecraft, ele originalmente inventou o nome em 2014.
MatPat observou, em 2014, que toda vez que Pewdiepie compartilhava um vídeo de gameplay, o jogo mostrado no vídeo normalmente apresentava um aumento súbito nas vendas e pesquisas. Embora Minecraft não precise de tanta atenção – o software conta com cerca de 91 milhões de jogadores mensais –, há algum tempo ele não é o jogo mais pesquisado do YouTube, perdendo para o Fortnite. No entanto, ao olhar os dados do Google Trends dos últimos 12 meses em relação às pesquisas dos jogos no YouTube, entre 16 e 22 de junho os dois jogos foram igualmente buscados. Não por coincidência, o primeiro “episódio” de gameplay compartilhado por Pewdiepie foi lançado em 21 de junho.
A companhia de pesquisa VidIQ também apontou que a relação entre Pewdiepie e o Minecraft é mutuamente benéfica. De acordo com o estrategista de conteúdo Rob Wilson, Kjellberg é o “principal criador (de conteúdo do YouTube) para a palavra-chave (Minecraft) atualmente”, o que significa que ele tem a maior quantidade de vídeos na primeira página da busca de Minecraft. Nos últimos meses, cada vídeo com a temática feito por Pewdiepie acumula mais de 10 milhões de visualizações, um número que ele não alcança há três meses na rede social.
Atualmente, Pewdiepie está com 99 milhões de inscritos, e a teoria é que ele alcançará os 100 milhões se continuar a produzir conteúdo voltado ao Minecraft, que raramente é desmonetizado pela plataforma.
Minecraft
Em estudo realizado pela Tubular Insights publicado em maio de 2019, o jogo, que vendeu 176 milhões de cópias ao redor do mundo, tem grande parte de seu sucesso atribuído ao YouTube. “Conteúdo relacionado ao Minecraft tem sido essencial para o sucesso do jogo, acumulando cerca de 436 bilhões de visualizações até (a data da publicação) somente no YouTube”, afirma Bree Brouwer, pesquisadora da empresa.
Ainda de acordo com Brouwer, 5 milhões de vídeos relacionados ao Minecraft foram compartilhados no YouTube até hoje. “Vídeos mais longos atraem mais visualizações”, explica, “Clipes de 10-15 minutos acumularam a maior parte das visualizações (123 bilhões até a data da publicação), e conteúdo com 20 minutos ou mais de duração seguindo (114 bilhões até a data da publicação)”.
Who needs to travel the world when you can be instantly transported to the medieval city of Torún?! You can just download Aventure Studios’ latest creation, Toruń – Old Town! All of the fun with none of the airline food.
↣ https://t.co/Lnc1QKi9El ↢ pic.twitter.com/p5t2Gg3vbY
— Minecraft (@Minecraft) July 13, 2019
Entre os países que mais consomem este conteúdo estão os Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Rússia e Espanha. “YouTube + Minecraft = uma das melhores combinações no mundo do vídeo online”, afirma a pesquisadora. Ela ainda revela que a maior parte dos vídeos compartilhados foram feitos por influencers (4,2 milhões).
Entre eles, está Marco “AuthenticGames” Túlio, dono do maior canal de games do Brasil, com mais de 17 milhões de inscritos. Em entrevista ao Metrópoles, ele afirma que o que torna o Minecraft um jogo atrativo para outros influencers é a habilidade do jogador de criar sua própria história no jogo.
“O jogo entra nos vídeos como ambiente onde consigo criar e colocar a imaginação para rodar”, explica o youtuber que desembarca em Brasília em setembro, para participar do VideoGameShow 2019. “Além disso, o Minecraft é um jogo de construção com possibilidades infinitas. O que você pensar e imaginar você consegue construir no Minecraft de forma simples e rápida. De uma floresta com dinossauros a uma estação espacial em Marte. Isso ajuda demais na hora de criar um roteiro”.