Death Stranding: confira detalhes do novo jogo de Hideo Kojima
O enigmático game do desenvolvedor responsável por Metal Gear Solid e P.T. tem confundido todo mundo
atualizado
Compartilhar notícia
Em recente entrevista ao portal GameInformer, o desenvolvedor de jogos Hideo Kojima revelou detalhes de seu primeiro jogo fora da Konami. Após sair da produtora, ele fundou sua própria companhia, Kojima Productions, e lança seu primeiro jogo, Death Stranding, no dia 8 de novembro – com exclusividade para o PlayStation 4. A produção chega após quase três anos do anúncio feito na E3 de 2016.
Seu nome pode ser familiar a fãs da franquia de Metal Gear Solid (1999-2015), Castlevania (2010) e P.T. (2014), todos jogos desenvolvidos enquanto o japonês trabalhava na Konami Computer Entertainment Japan. Estes títulos são apenas alguns dos 30 games totais que Kojima desenvolveu ao longo de sua carreira.
O enigmático Death Stranding tem sido aguardado pelos fãs de Kojima há algum tempo. Além de gráficos incríveis, o jogo conta com a participação de celebridades como Norman Reedus, Mads Mikkelsen e até a participação do diretor Guillermo del Toro, com quem Hideo trabalhou para o desenvolvimento de PT (título que nunca foi lançado). O atual game promete também diversas mecânicas inusitadas e a exploração de temas sombrios.
O jogo
Em uma carta ao público, Kojima deu sua explicação sobre o jogo: “Pessoas tem criado ‘paredes’ e se acostumaram a viver isoladas”. De acordo com o desenvolvedor, o título é “um tipo de jogo de ação completamente diferente, onde a meta do jogador é reconectar cidades isoladas e uma sociedade fragmentada”.
“Como Sam Porter Bridges [personagem de Norman Reedus], você tentará construir pontes que dividem a sociedade, e através disso construir novos vínculos [os “strands”] com outros jogadores através do globo”, descreveu o criador. “Através de sua experiência ao jogar o game, espero que você entenda a verdadeira importância de forjar conexões com outros”, conclui.
Death Stranding também terá um sistema de likes, que, segundo Kojima, funcionam de um jeito que nenhum outro jogo já fez. Ao longo do gameplay, o jogador pode encontrar itens deixados por outros players em diferentes lugares do mundo. Cada vez que alguém usa seu item, você receberá um like. No entanto a mecânica não foi desenvolvida para causar competição, e sim apoio. Kojima afirma que ele criou essa mecânica “pois o mundo [do jogo] é tão sombrio e mais baixo possível. Sua solidão, você está sozinho – a trama em si é o pior cenário. Então por que não usar um sistema que é mais positivo que negativo?”, ponderou.
Além disso, o desenvolvedor também avisou que o inventário do personagem é limitado, diferentemente de outros jogos: “Claro que na vida real é diferente, né? Você tem que selecionar uma garrafa quando você escala uma montanha. Por isso que incluí [esta mecânica] no jogo; muitos títulos abortaram esse tipo de regra”, explicou Kojima. “Dessa vez, se você estiver em um rio, você pode ser carregado pela água – como na vida real”, continuou.
Outra mecânica é que o jogo é open-world, ou seja, o jogador pode ir a qualquer lugar que desejar. “Acho que você não vai entender se eu só falar isso, mas quando você começar a jogar, só andar no mundo já é bastante divertido”, assegurou Hideo.
Temas discutidos
Em sua entrevista ao GameInformer, Kojima afirmou que grande parte do jogo tem a ver com a solidão, e por isso desenvolveu uma mecânica especial para ajudar com o sentimento do jogador.
Que confusão
Se as informações parecerem confusas, você não está sozinho. Até Hideo admitiu que nem seu time entendeu a visão da primeira vez que ele descreveu o jogo. “Um novo conceito é muito difícil de explicar no começo”, destacou o criador, lembrando de quando criou o stealth para Metal Gear Solid. “Ninguém entendeu quando eu expliquei pela primeira vez, […] mas eles participaram. Norman [Reedus], Mads [Mikkelsen] também. Quando pedi para eles se juntarem [ao projeto], e falei da ideias, os dois não tinham ideia do que ia acontecer”, coloca Kojima.
Porém, Kojima acrescentou que algumas pessoas entenderam de primeira sua visão. “Criadores, em especial, foram rápidos. Como [o diretor de Mad Max] George Miller, que é meio que um mentor para mim. Em 2017, fui à Austrália. Eu só tinha um trailer, e também expliquei a ele verbalmente. Ele, então, falou: ‘Em todos os aspectos, você está correto. Matematicamente, psicologicamente, fisicamente e filosoficamente'”.
Fatos rápidos
- Data de lançamento: 8 de novembro de 2019;
- Desenvolvedor: Kojima Productions;
- Companhia: Sony Interactive Entertainment;
- Plataformas: PS4 e PC;
- Informações adicionais: O jogo será “open world”, há um sistema de likes imposto para os jogadores e o tema a ser explorado é a conexão entre as pessoas.