Consórcios para videogames: entenda as vantagens e desvantagens
É possível comprar videogames, computadores, consoles, kit headset, kit driving e outros equipamentos a partir do modelo financeiro
atualizado
Compartilhar notícia
O universo gamer sofreu com o avanço da inflação sobre os produtos eletrônicos em 2021 no Brasil. Computadores, videogames, consoles e itens de informática tiveram alta no preço, dificultando a compra dos produtos. Uma das saídas encontradas por bancos e lojas, para ajudar o consumidor, foi a criação do chamado consórcio gamer.
Por meio deste modelo financeiro, é possível comprar videogames, computadores, consoles, kit headset, kit driving e outros equipamentos através de pagamento de parcelas sem juros, grandes prazos e escolha no valor da cota e forma de pagamento.
O economista Lauro Chaves Neto, membro do Conselho Federal de Economia (Cofecon), explica melhor sobre o funcionamento da modalidade. “É uma das possibilidades de crédito que o consumidor consegue adquirir seus bens de consumo duráveis e não duráveis no Brasil. Normalmente a aquisição por intermédio de consórcio tem uma taxa financeira menor que os créditos tradicionais que o varejo usa, por isso, muitas vezes, ela é mais atrativa”, afirma.
Os consórcios no universo gamer se tornaram uma saída viável porque as taxas são menores. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o IPCA (Índice Nacional de Preços do Consumidor Amplo) dos consoles teve alta acumulada de 17,05% no preço final em 2021. O PlayStation 5, por exemplo, não é encontrado por menos de R$ 4 mil nas lojas brasileiras. O valor não se adequa à atual realidade do consumidor brasileiro.
Onde encontrar um Consórcio Gamer
Bancos como Santander, Banco do Brasil e Itaú estão trabalhando no ramo. Com condições, taxas e produtos diferentes, essas empresas buscam facilitar a compra de equipamentos do público gamer. Lojas populares do mercado como a Magazine Luiza também estão entrando no mundo gamer e oferecem consórcios direcionados para produtos tecnológicos.
Entretanto, segundo o economista Lauro Chaves Neto, os consórcios oferecem suas vantagens e desvantagens em relação ao mercado de crédito tradicional. Para entender melhor, o consumidor precisa verifica qual a taxa de administração de cada consórcio.
“As grandes vantagens de trabalhar no sistema de consórcio são o custo financeiro menor e a garantia de recebimento do produto. Além disso, você pode se programar pelo horizonte de prazo do seu consórcio. Como grande desvantagem temos a possibilidade de você receber o produto apenas no final do período. Para muitas pessoas, que têm uma necessidade mais rápida de receber o produto, seria uma grande desvantagem”, afirma.
Como funciona?
O consórcio gamer segue um padrão parecido aos demais existentes em outras modalidades, como na compra de um carro ou um imóvel. Várias pessoas fecham o contrato do produto com o banco ou a loja e realizam pagamentos mensais, reunindo fundos necessários para comprar o item desejado em menos tempo.
Todo mês ocorre um sorteio que pode liberar todo o dinheiro que você precisa antes do fim do período. Também é possível dar lances maiores, pagando valores adicionais, para aumentar as chances de ganhar o sorteio. No fim do consórcio, esse valor é descontado do preço final.
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos