Futebol brasileiro chega à era da transmissão no streaming e YouTube
Os campeonatos estaduais no Brasil passaram por uma verdadeira revolução quando o assunto é transmissão
atualizado
Compartilhar notícia
Nos últimos anos, o futebol brasileiro, ao menos quando o assunto é televisão, era uma exclusividade da TV Globo. Porém, a pandemia e a revolução causada pelos novos meios de comunicação têm mudado o cenário. Em 2022, um processo que já vinha se formando ganhou ainda mais força: a descentralização da transmissão dos principais torneios nacionais e internacionais.
Veja onde assistir os campeonatos de futebol no streaming e TV em 2022
Os dois principais campeonatos estaduais do país, o Paulistão e o Carioca, não estão mais na Globo; os jogos passam na Record TV. Além disso, as federações buscaram novas formas de distribuir o conteúdo, apostando em plataformas de streaming, no YouTube e na Twitch.
Dezesseis jogos do Campeonato Carioca serão exibidos no canal da Twitch do jornalista Casimiro Miguel, o maior streamer esportivo brasileiro. O torneio também será transmitido, na mesma plataforma, pela Ronaldo TV e pelo Flow Sport Club – além do oficial Cariocão Play.
A estratégia é similar à de outros esportes, como a NBA, que usa o poder de influenciadores na divulgação das partidas. No Brasil, o canal Gaulês tem os direitos do esporte norte-americano, e também vai passar jogos da competição do Rio de Janeiro em 2022.
“Ao mesmo tempo em que os estaduais estão definhando, personagens como o Casimiro podem fazer com que esses campeonatos ganhem mais relevância”, avalia o crítico de televisão PH Santos.
Em texto publicado no blog de Juca Kfouri, Bruno Maia, CEO da Feel The Match e especialista em marketing, avaliou que a transmissão em múltiplas plataformas é a tendência do novo mercado da comunicação.
“Nos acostumamos a ver, especialmente no Brasil, atitudes restritivas de um veículo com os chamados ‘concorrentes’. É natural que fossem chamados assim quando todos competiam pela mesma fatia de atenção do consumidor, em um ambiente de poucas opções. Na era do streaming e do consumo sob demanda, chega a soar ingênua essa pretensão e limitada essa visão executiva”, escreveu.
Recentemente, Casimiro – contratado da Warner Media, proprietária da HBO Max – exibiu em sua live na Twitch (empresa da Amazon) o primeiro episódio da série Neymar: O Caos Perfeito, da Netflix. Pensando a grosso modo, o jornalista juntou grandes concorrentes em uma só transmissão que, por sinal, bateu recordes na Twitch. Foram 538 mil espectadores simultâneos, um número jamais alcançado por outro brasileiro na história da rede social.
Campeonato Paulista
O Campeonato Paulista em 2022 terá transmissão da Record; já, na TV fechada, ficará no Premiere, que pertence ao Grupo Globo. Porém, na internet, o torneio, que conta com Palmeiras, São Paulo, Santos, Corinthians e outros, terá jogos transmitidos ao vivo pelo serviço de streaming HBO Max – como ocorreu, nessa quarta-feira (26/1), no embate entre Santos e Inter de Limeira.
A própria federação conta com o seu canal para as transmissões no YouTube, com narração de Henrique Pedrotti, o Chicungunha do canal Desimpedidos, com mais de 9 milhões de inscritos.
Campeonato Internacionais
O movimento iniciado pelos campeonatos estaduais ainda não alcançou os maiores torneios do país, como o Brasileirão e a Copa do Brasil – exclusividade da Globo. A Libertadores da América, maior torneio do continente, e a Sul-Americana são exibidos pelo SBT, na TV aberta, e pela Fox Sports, na TV fechada.
A Champions League também passou para as mãos do SBT e chegou ao streaming pela HBO Max. O Mundial de Clubes, que tem o Palmeiras como representante brasileiro, será exclusividade da Band.
Por fim, a competição mais importante do mundo da bola, a Copa do Mundo, ainda tem exclusividade da Globo, que, normalmente, se une a um canal parceiro para a transmissão.
Na Rússia em 2018, a emissora dividiu os direitos de transmissão com a Fox e delegou algumas partidas para o SporTV. A Fifa tem trabalhado com youtubers internacionalmente, entretanto, o movimento ainda não chegou ao Brasil.
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias diretamente no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos