metropoles.com

Filme sobre primeiro bloco drag do DF estreia no Festival de Brasília

Glitter Carnavalesco é um documentário sobre o Bloco das Montadas, que reúne artistas transformistas no carnaval do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
André Gagliardo/ Divulgação
Distrito Drag
1 de 1 Distrito Drag - Foto: André Gagliardo/ Divulgação

O documentário Glitter Carnavalesco, da cineasta Marla Galdino, é um dos destaques da programação do 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O filme será exibido no Cine Brasilia na próxima terça-feira (12/12), às 18h, com entrada franca.

O curta-metragem narra a história do primeiro bloco de carnaval de drag queens do Distrito Federal, o Bloco das Montadas, que reúne artistas transformistas da capital federal. Na primeira edição, ele reuniu mais de 15 mil pessoas.

A diretora e roteirista de produção ressalta a importância da construção coletiva no documentário e explica como desenvolveu o projeto cinematográfico. “Buscamos retratar os desafios de fazer um bloco de carnaval que recebe milhares de pessoas todos os anos e que tem um potencial de representatividade tão grande”, explica.

3 imagens
Distrito Drag é o organizador do famoso Bloco das Montadas
Grupo é ativo na militância da causa LGBTQIA+ no DF
1 de 3

Criado em 2018 pelo coletivo Distrito Drag, o Bloco das Montadas tem visto o número de foliões crescer. Em 2020, o desejo é de superar a marca de 45 mil pessoas que acompanharam a festa em 2019

Divulgação
2 de 3

Distrito Drag é o organizador do famoso Bloco das Montadas

Jacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles
3 de 3

Grupo é ativo na militância da causa LGBTQIA+ no DF

Jacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles

“Ao longo do tempo fui construindo imagens do bloco, das drags, das festividades. Como o audiovisual tem uma forte função de construir memória, entendemos a oportunidade de apresentar a construção do bloco ao longo das edições.”

Com o objetivo de trazer novos olhares para a construção carnavalesca das drag queens e ocupar espaços sociais, Glitter Carnavalesco busca transformar histórias reais da diversidade cultural no DF em memórias concretas.

“Retratamos quem são as pessoas que fazem o bloco e que se apresentam no domingo de carnaval como drag queens, como elas se conheceram, qual o processo de vida de cada uma, e como chegaram à criação do coletivo e das ferramentas que usam para atuar socialmente”, completa.

Documentário Glitter Caarnavalesco
Exibição dia 12 de dezembro, às 18h, no Cine Brasília (106/107 Sul) como parte da programação do 26º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Entrada franca, mediante retirada de ingresso na bilheteria do local, a partir das 16h. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?