Filme sobre primeiro bloco drag do DF estreia no Festival de Brasília
Glitter Carnavalesco é um documentário sobre o Bloco das Montadas, que reúne artistas transformistas no carnaval do Distrito Federal
atualizado
Compartilhar notícia
O documentário Glitter Carnavalesco, da cineasta Marla Galdino, é um dos destaques da programação do 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O filme será exibido no Cine Brasilia na próxima terça-feira (12/12), às 18h, com entrada franca.
O curta-metragem narra a história do primeiro bloco de carnaval de drag queens do Distrito Federal, o Bloco das Montadas, que reúne artistas transformistas da capital federal. Na primeira edição, ele reuniu mais de 15 mil pessoas.
A diretora e roteirista de produção ressalta a importância da construção coletiva no documentário e explica como desenvolveu o projeto cinematográfico. “Buscamos retratar os desafios de fazer um bloco de carnaval que recebe milhares de pessoas todos os anos e que tem um potencial de representatividade tão grande”, explica.
“Ao longo do tempo fui construindo imagens do bloco, das drags, das festividades. Como o audiovisual tem uma forte função de construir memória, entendemos a oportunidade de apresentar a construção do bloco ao longo das edições.”
Com o objetivo de trazer novos olhares para a construção carnavalesca das drag queens e ocupar espaços sociais, Glitter Carnavalesco busca transformar histórias reais da diversidade cultural no DF em memórias concretas.
“Retratamos quem são as pessoas que fazem o bloco e que se apresentam no domingo de carnaval como drag queens, como elas se conheceram, qual o processo de vida de cada uma, e como chegaram à criação do coletivo e das ferramentas que usam para atuar socialmente”, completa.
Documentário Glitter Caarnavalesco
Exibição dia 12 de dezembro, às 18h, no Cine Brasília (106/107 Sul) como parte da programação do 26º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Entrada franca, mediante retirada de ingresso na bilheteria do local, a partir das 16h.