metropoles.com

Fanfarras de Brasília se unem para evento em prol do Eixão do Lazer

Após as recentes operações no Eixão do Lazer, as fanfarras de Brasília convocaram a população brasiliense para um Cortejo Unificado musical

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles. @igoestrela
Eixão do Lazer
1 de 1 Eixão do Lazer - Foto: Igo Estrela/Metrópoles. @igoestrela

O Eixão do Lazer, em Brasília, ficou conhecido pelos diversos eventos culturais e dominicais no local. No último domingo (1º/9), entretanto, uma operação causou o adiamento das primeiras manifestações culturais do mês de setembro. Diante do ocorrido, as fanfarras de Brasília preparam um Cortejo Unificado em prol do Eixão, no próximo dia 8 de setembro (domingo), a partir das 10h.

“Pelo direito à arte e cultura, aos encontros fortuitos sob o céu de Brasília, ao sustento digno de famílias comerciantes, ao uso comum do espaço que é público – em defesa da saúde e da felicidade sem ter que pagar ingresso – o Eixão é nosso e será do lazer! Vamos ocupar e cortejar juntos/as!”, diz o texto de convocação.

4 imagens
Eixão do lazer é opção para os domingos em Brasília
Bandas animam o caminho
Eixão do Lazer
1 de 4

Brasília(DF), 25/06/2023. Brasilienses aguardam o espetaculo de samba e pagode no eixão sul. Criado em 1991, projeto que mistura lazer e atividades físicas. Opções para a população que quer curtir um domingo com muita energia e paz, entre amigos e familiares. Local: Eixão Norte.

Foto: Igo Estrela/Metrópoles. @igoestrela
2 de 4

Eixão do lazer é opção para os domingos em Brasília

Igo Estrela/Metrópoles. @igoestrela
3 de 4

Bandas animam o caminho

Igo Estrela/Metrópoles. @igoestrela
4 de 4

Eixão do Lazer

Igo Estrela/Metrópoles. @igoestrela

A intenção dos músicos é celebrar o espaço público com música. No convite feito aos brasilienses, as fanfarras avisam que é um evento para todos. “Você que sabe, não sabe, tem curiosidade, toca ou nunca experimentou, pegue o instrumento que tiver em casa (ou qualquer coisa de onde saia som) e vem com a gente”, diz o comunicado.

Liga dos Blocos Tradicionais defende a manutenção da cultura no Eixão e também a volta do Carnaval de rua

A Liga dos Blocos Tradicionais publicou uma nota oficial se posicionando sobre os recentes acontecimentos no Eixão. “Tendo em vista a ação dos órgãos do GDF no Eixão, neste domingo (1º/9), lamentamos muito ocorrido e nos solidarizamos aos artistas, movimentos culturais e vendedores ambulantes. Acreditamos que o espaço pertence a toda sociedade do DF e não deve ocorrer cerceamento de atividades culturais, esportivas entre outras”, inicia o texto.

Na sequência, o comunicado defende o retorno do Carnaval de rua no DF. “Queremos garantir também a volta dos desfiles dos Blocos Tradicionais: Baratona e Raparigueiros, que aconteciam desde 1984, que foram interrompidos desde 2018, que fere a Lei 4.378/2011 e priva a população de Brasília de um patrimônio Cultural de inestimável valor.”

Por fim, o presidente da Liga dos Blocos Tradicionais Sr. Paulo Henrique disse: “Não podemos permitir que a cultura seja subjugada a interesses particulares a caprichos e vaidades de alguns moradores. Precisamos que os moradores tenham um pouco de paciência e tolerância. Ao impedir a realização dos eventos culturais no Eixão, o GDF ataca diretamente a economia local e a autoestima da população.”

Após operação, Ibaneis garante que Eixão do Lazer “não vai fechar”

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), utilizou as redes sociais para tranquilizar a população em relação à continuidade do Eixão do Lazer. O evento foi alvo de uma operação da Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal) na manhã deste domingo (1º/9).

ação causou confusão entre fiscais e comerciantes. Frequentadores das rodas de choro, que ocorrem todos os domingos no local, reclamaram da operação, e a primeira apresentação do mês precisou ser cancelada.

Nas redes sociais, Ibaneis garantiu que o Eixão do Lazer “não vai fechar”. Segundo ele, a ação da DF Legal atendeu reclamações de moradores da Asa Norte.

“O Eixão do Lazer é uma conquista da população de Brasília, não vai fechar, nem ninguém será impedido de promover as atrações culturais que se tornaram um patrimônio da capital. A ação da DF Legal neste domingo (1º/9) atendeu reclamações de moradores próximos, tendo sido orientada apenas a organizar o comércio no local, que será mais funcional na medida em que possamos cadastrar e regularizar a atividade”, explicou Ibaneis.

Segundo o governador, “nada que retire do Eixão seu caráter de espaço de convivência democrática, de criatividade, com liberdade e segurança”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?