Ulysses Guimarães é tema de mostra nos 100 anos de seu nascimento
Político paulista tem sua trajetória lembrada por meio de fotos e frases que lembram seu pensamento sobre democracia e liberdade
atualizado
Compartilhar notícia
Além do show que reuniu Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Nando Reis (no último dia 6/10), os 100 de nascimento de Ulysses Guimarães (1916-1992) estão sendo lembrados, em Brasília, com uma exposição que ocupa três ambientes da Câmara dos Deputados, até o dia 11 de novembro.
Com curadora do jornalista Clauder Diniz, “Ulysses 100 Anos” reúne fotografias, textos e frases que sintetizam o pensamento político de Ulysses, um dos mais importantes personagens da história política do país na segunda metade do século 20 — de 1951 até a morte, exerceu 11 mandatos como deputado federal.
Oposição aos militares
No papel de líder da oposição ao regime militar, Ulysses Guimarães percorreu o país difundindo seus ideias liberdade. Quando eclodiu o movimento pelas eleições diretas para presidente da República, ocupou lugar de frente na campanha, o que rendeu a ele o codinome de Senhor Diretas Já.
Voltou a assumir o protagonismo na elaboração da Constituição de 1988 e no impeachment de Fernando Collor de Melo. Para recontar essa trajetória, Clauder recorreu ao acervo do fotógrafo Orlando Brito, que teve a oportunidade de retratar Ulysses por mais de 30 anos.
Imagens e palavras
Das 33 fotos expostas no corredor de acesso ao Plenário, apenas três não são de Orlando Brito. São imagens que unem o caráter documental e história ao cuidado estético, típico na obra do fotógrafo. Elas se alternam com trechos de discursos e de entrevistas que enfatizam as ideias do político sobre democracia, liberdade e participação popular.
Até chegar ao plenário, o visitante encontrar ainda 25 frases, em adesivos, de um dos discursos mais conhecidos de Ulysses Guimarães, feito durante a promulgação da Constituição de 1988.
Um último módulo ocupa a Galeria de Arte do Salão Nobre, trazendo uma linha do tempo e os principais momentos da vida do político e trechos da famosa campanha pela “anticandidatura” à Presidência da República de 1973, quando desafiou o general Ernesto Geisel.
Completa a mostra, neste mesmo módulo, um vídeo com resumo de documentário da TV Câmara sobre Ulysses Guimarães. O documentário pode ser assistido na íntegra no site da TV Câmara.
Ulysses 100 anos
Até 11/11 (sexta). Segunda a domingo, das 9h às 17h30. Na Câmara dos Deputados (Praça dos Três Poderes). Agendamento para grupos pelo site do Congresso Nacional. Entrada franca. Classificação indicativa livre.