Toninho Euzébio: o artista que transforma as paisagens de Brasília
Ex-publicitário, o goiano criado na capital da República faz sucesso nas redes sociais com a mistura de desenho e realidade
atualizado
Compartilhar notícia
Quem anda por Brasília pode ver a beleza dos monumentos e das paisagens. Inspirado pelos encantos desse Patrimônio Cultural da Humanidade – título conferido à capital pela Unesco –, o artista plástico Toninho Euzébio decidiu inovar: em vez de apenas admirar, ele passou a (mais ou menos) intervir. Com um caderninho em mãos, produz um desenho e redefine em tons diversos o projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.
Nascido em Goiânia, o artista veio a Brasília em 1972. Desde então, admira a cidade que viu crescer. Inicialmente, nas redes sociais, fez suas postagens e viu o reconhecimento chegar. Atualmente, são mais de 10 mil seguidores no Instagram, além de exposições e mostras produzidas com o seus desenhos.
A trajetória de Euzébio, no entanto, nem sempre passou pelas artes plásticas. A primeira profissão foi a publicidade, quando por 30 anos atuou como Diretor de Arte ou Diretor de Criação em agências nacionais e internacionais. Essa mistura de talento e tino para produção criativa foi a base para a dedicação à carreira artística.
“Sempre tentei aplicar minhas ilustrações nos meus trabalhos. Gosto muito de observar e desenhar pessoas, pois posso tirar expressões, tipos e movimentos. Por isso, tenho sempre à mão uma caneta e um [caderno de desenho] para esses registros”, conta em entrevista ao Metrópoles.
A transição de publicitário para artista plástico começou em 2015. Euzébio publicou nas redes sociais sua primeira intervenção em um típica cena brasiliense. O início, é verdade, não envolvia as belezas do Distrito Federal, mas um acontecimento comum: alguém aguardando atendimento do serviço público.
Compondo a brincadeira, uma frase: “Que demora! Não vai chamar a minha senha?”. A produção foi o start para a carreira no mundo das artes. “Em 2015, fiz uma brincadeira onde desenhei e fotografei uma mulher que reclamava da lentidão no atendimento”, aponta Euzébio. O recurso de misturar realidade e desenho é bastante utilizado na publicidade e, por conta da repercussão positiva, virou a linha de atuação do, à época, aprendiz de artista.
Ao decidir trilhar esse caminho estético, Euzébio passou a circular por Brasília em busca de inspirações. Monumentos e a natureza do Cerrado começaram, então, a ganhar a luxuosa decoração de desenhos do artista.
Como todos os dias levava minhas filhas ao colégio pela manhã, eu resolvi sair pela cidade para fazer desenhos que interagissem com Brasília
Toninho Euzébio
Entre os desenhos mais curtidos nas redes sociais do artista, estão intervenções com o ipê-roxo, que virou buquê, ou a brincadeira com o símbolo da Justiça, esculpido na Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Euzébio recorre a dicas de amigos, da esposa e da filha na hora de selecionar as intervenções. “A Valentina, que tem apenas 10 anos, sempre salva, pois traz ideias incríveis e simplifica as complicações”. A medida que os desenhos ganharam força nas redes sociais, o DF deixou de ser o único lugar retratado. O artista partiu para as ruas do Brasil, dos Estados Unidos e da Europa.
Em Nova York, por exemplo, brincou com a escultura The Last Three. Ainda na ilha de Manhattan, ele homenageou dois queridos personagens da cultura pop: o Batman e o Super-homem. No desenho, o batsinal exibia a frase: “Traga pão”.
As artes de Toninho Euzébio podem se compradas pela internet (no e-mail: art.toninhoeuzebio@gmail.com) ou pelo telefone (61) 99881-0800. Obras a pronta-entrega estão expostas nas lojas Nós: Mercado Criativo.