metropoles.com

Ralph Gehre exibe panorama da carreira no Museu Correios

Artista radicado em Brasília, Ralph Gehre assina a mostra “Recluso – Oficinas Verso” a partir de quarta (5/10), no Museu Correios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jean Peixoto/Divulgação
Foto Perfil Ralph Gehre – Fotógrafo –
1 de 1 Foto Perfil Ralph Gehre – Fotógrafo – - Foto: Jean Peixoto/Divulgação

Perto de completar 64 anos, Ralph Gehre comemora um momento importante da carreira na exposição “Recluso – Oficinas Verso”. A mostra abre nesta quarta (5/10), no Museu Correios, e traça um panorama da obra do artista ao longo de quatro décadas, entre desenhos, pinturas, fotografias, objetos e livros. “Nesse momento eu tenho todos os anos do mundo”, brinca.

Transitando entre trabalho autoral e curadoria, Gehre acredita que a persistência o trouxe até esse estágio: o de um artista que expõe desde os anos 1980 e construiu uma carreira produtiva e constante. “O trabalho encaminha o trabalho”, explica. “A parte significativa é seguir fazendo e vivendo em função do trabalho. É o mais difícil para qualquer artista”.

Veja algumas obras da exposição:

3 imagens
"Breves 2" (2016): desenho vetorial
"Mais Abstrato que Códigos Morais"
1 de 3

"Dor de Cabeça" (1991)

Divulgação
2 de 3

"Breves 2" (2016): desenho vetorial

Divulgação
3 de 3

"Mais Abstrato que Códigos Morais"

 

As oficinas “Verso” complementam semanalmente a mostra, com encontros que envolvem atributos práticos das artes visuais, como montagem de exposições e conservação de obras. Críticos e historiadores participam das conversas (veja a programação).

Outro aspecto celebrado por Gehre em “Recluso” é a catalogação de sua obra. “É uma oportunidade de retomar isso. Produzo e trabalho muito e, por várias circunstâncias, eu perdi muitas ocasiões de registrar, anotar, catalogar. A exposição é temporal, mas o catálogo fica”, aponta.

As imagens das coisas e seus nomes
Uma das marcas mais reconhecíveis do trabalho de Gehre é ocupar o lugar entre imagem e palavra. “Mais do que isso, existe a própria leitura do mundo, da vida, das coisas. Como nós lemos e entendemos as coisas a partir de seus nomes e imagens”, continua o sul-mato-grossense radicado em Brasília.

Quinta (6/10), na Galeria Ponto, ele atua como curador ao acompanhar a abertura da mostra de fotografia “A Linha de Sombra”, que envolveu 15 jovens nomes sob sua coordenação. O envolvimento com outras gerações da arte contemporânea brasiliense também o levou a compor o júri do prêmio “Transborda”, além das frequentes curadorias. Em 2014, ele teve obra comprada para o acervo do Museu Nacional da República.

Eu sou muito amigo do Athos (Bulcão). Ele resolveu morrer, mas eu ainda sou amigo. E nessa amizade, sempre que pinto algo eu penso ou imagino em mostrar a ele

Ralph Gehre, sobre Athos Bulcão

Na capital desde 1962, Gehre pôde cultivar uma proximidade com grandes nomes da arte brasileira, como Rubem Valentim e Athos Bulcão. Do escultor, ele guarda uma lembrança que ajudou a formatar a sua trajetória como artista.

“Não tem nada que eu possa comparar com essa oportunidade de aprendizado: de vê-lo misturando uma tinta. A quantidade de água, o jeito como esfregava o pincel, o tamanho da vasilha. Uma informação minúscula que muda tua vida”.

“Recluso – Oficinas Verso”, de Ralph Gehre
Abertura quarta (5/10), às 19h, no Museu Correios (Setor Comercial Sul, Quadra 4, Bloco A, 3213-5076). Visitação de terça a sexta, das 10h às 19h. Sábado, domingo e feriado, das 12h às 18h. Entrada franca. Até 27 de novembro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?