Poesia experimental portuguesa é tema de exposição na Caixa Cultural
A mostra traz versos do movimento surgido na década de 1960, desafiando métodos e convenções pré-definidas em Portugal
atualizado
Compartilhar notícia
A Caixa Cultural Brasília recebe, entre 17 de outubro e 16 de dezembro, a exposição Poesia Experimental Portuguesa. O compilado apresenta o movimento nascido em Portugal e sua evolução ao longo dos anos.
Apelidada de PO-EX, essa escola nunca foi um movimento fechado e é pouco conhecida no Brasil. Com curadoria de Bruna Callegari e Omar Khouri, a mostra percorre 60 anos de produção poética em diferentes formatos: impressões, pinturas, caligrafias, fotografias, objetos, áudios e vídeos.
A PO-EX é uma prática artística de resistência e transgressão. “Essa poesia nasce e se desenvolve no que se pode chamar era pós-verso, instaurada pela poesia concreta nos anos 1950. Os experimentais são poetas que valorizam todas as visualidades, assim como as técnicas que as possibilitam. Fizeram uso de todas as mídias que se apresentaram acessíveis”, explica Khouri.
A exposição procura resgatar e evidenciar o histórico dos artistas e de sua valiosa produção cultural.
Exposição – Poesia Experimental Portuguesa
De 17 de outubro a 16 de dezembro, nas galerias Piccola I e II da CAIXA Cultural (SBS, Quadra 4, lotes 3/4). A exibição estará disponível para visitação de terça a domingo, sempre das 9h às 21h. Entrada franca. Classificação indicativa livre