Obras de Niemeyer em Brasília e outras cidades são tombadas pelo MinC
Com a decisão, pelo menos 27 projetos do arquiteto ficam sob a vigilância do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
atualizado
Compartilhar notícia
As obras de Oscar Niemeyer continuam em alta. O Ministério da Cultura (MinC) determinou, nesta quarta-feira (7/6), o tombamento de pelo menos 27 obras do arquiteto localizadas em Brasília e em outras cidades do país.
A partir dessa medida, a preservação desses prédios e monumentos fica sob a responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Muitos dos edifícios tombados se encontram na Esplanada dos Ministérios. É o caso do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF), do Palácio dos Arcos (Itamaraty), dos Ministérios, do Teatro Nacional e do Memorial JK.
Confira algumas das obras localizadas em Brasília que foram tombadas pelo MinC:
Também foram tombados a Capela de Nossa Senhora de Fátima (Igrejinha da 307/308), o Quartel General do Exército (SMU) e os palácios da Alvorada e do Jaburu.
A lista inclui ainda a Casa das Canoas e o Conjunto da Passarela do Samba (Sambódromo), no Rio de Janeiro, o Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, e o Conjunto do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
De acordo com o MinC, são considerados patrimônios históricos do país obras “cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”. As informações são do portal G1.