Ô Culpa: famílias em situação de rua viram tema de exposição virtual
O fotógrafo Rodrigo Koraicho acompanhou a realidade de pessoas que perderam suas moradias durante a pandemia de Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
O déficit habitacional é um problema que assola as grandes cidades brasileiras e se tornou ainda maior com a pandemia de Covid-19. Somente na cidade de São Paulo, esse número é de 1,8 milhão de domicílios, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com base neste tema, o Centro Cultural TCU está promovendo a exposição Ô Culpa.
A mostra de arte, em cartaz desde o último domingo (5/9), conta com fotografias, instalações, poemas, projeções e realização do fotógrafo Rodrigo Koraicho. O projeto é resultado de um processo de convivência iniciado em agosto de 2019, onde ele acompanhou de perto a realidade de 35 famílias que vivem debaixo de um viaduto no bairro do Bom Retiro, em São Paulo.
“Ô Culpa vem da ambiguidade conceitual em contraponto a uma afinidade sonora que existe no cerne da palavra culpa e do verbo ocupar – ou ocupação –, lidando com uma questão social que é direito fundamental. Ser culpado de ocupar um espaço sem pertencer. Uma moradia, mas não um lar. Para estas famílias, o futuro é a incerteza de uma residência efêmera debaixo de um viaduto e o resultado, esta culpa compartilhada. Culpa de todos nós”, define Rodrigo.
Para discorrer sobre o tema, Koraicho e o curador da exposição, Eder Chiodetto, vão realizar, nesta quarta-feira (8/9), um bate-papo, às 19h, com transmissão no perfil do @centroculruraltcu. A exposição está disponível apenas de forma virtual, através do link.
Exposição: Ô Culpa
Galeria do Centro Cultural TCU, com visitação virtual através do link.