metropoles.com

Ô Culpa: famílias em situação de rua viram tema de exposição virtual

O fotógrafo Rodrigo Koraicho acompanhou a realidade de pessoas que perderam suas moradias durante a pandemia de Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
o culpa 2
1 de 1 o culpa 2 - Foto: Divulgação

O déficit habitacional é um problema que assola as grandes cidades brasileiras e se tornou ainda maior com a pandemia de Covid-19. Somente na cidade de São Paulo, esse número é de 1,8 milhão de domicílios, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com base neste tema, o Centro Cultural TCU está promovendo a exposição Ô Culpa.

A mostra de arte, em cartaz desde o último domingo (5/9), conta com fotografias, instalações, poemas, projeções e realização do fotógrafo Rodrigo Koraicho. O projeto é resultado de um processo de convivência iniciado em agosto de 2019, onde ele acompanhou de perto a realidade de 35 famílias que vivem debaixo de um viaduto no bairro do Bom Retiro, em São Paulo.

4 imagens
1 de 4

Divulgação
2 de 4

Divulgação
3 de 4

Divulgação
4 de 4

Divulgação

“Ô Culpa vem da ambiguidade conceitual em contraponto a uma afinidade sonora que existe no cerne da palavra culpa e do verbo ocupar – ou ocupação –, lidando com uma questão social que é direito fundamental. Ser culpado de ocupar um espaço sem pertencer. Uma moradia, mas não um lar. Para estas famílias, o futuro é a incerteza de uma residência efêmera debaixo de um viaduto e o resultado, esta culpa compartilhada. Culpa de todos nós”, define Rodrigo.

Para discorrer sobre o tema, Koraicho e o curador da exposição, Eder Chiodetto, vão realizar, nesta quarta-feira (8/9), um bate-papo, às 19h, com transmissão no perfil do @centroculruraltcu. A exposição está disponível apenas de forma virtual, através do link.

Exposição: Ô Culpa
Galeria do Centro Cultural TCU, com visitação virtual através do link

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?