Novo complexo cultural chega ao Setor de Clubes Sul
Edifício do Tribunal de Contas da União (TCU) abriga o espaço, o Museu Guido Mondin e ambientes dedicados às artes e à educação
atualizado
Compartilhar notícia
Brasília ganhará um novo centro cultural. O Espaço Marcantonio Vilaça, que antes ficava dentro da sede do Tribunal de Contas da União (entre os anexos dos Ministérios da Esplanada), será reinaugurado em complexo arquitetônico do Instituto Serzedello Corrêa, localizado no Setor de Clubes Esportivos Sul. O edifício também contará com um museu institucional, uma biblioteca e áreas voltadas à educação.
A abertura do espaço ocorrerá junto à abertura da exposição “Ordenamentos” do paulista Bruno Moreschi. Trata-se da primeira mostra individual do artista fora de São Paulo. As obras apresentadas, feitas entre 2012 e 2017, têm os conceitos de ordenamento e de sistematização como gatilhos para o processo criativo.
“A partir da percepção de um modus operandi característico de alguns sistemas institucionalizados, em especial o das artes, o artista cria interferências e disrupções a fim de trazer à tona criticamente seus mecanismos de funcionamento já naturalizados, desprovidos de seu caráter histórico”, explica a curadora da mostra, Caroline Carrion.Complexo cultural
O Espaço Marcantonio Vilaça compõe o complexo cultural do Tribunal de Contas da União (TCU). Dentro do prédio, encontram-se também a Escola Superior do TCU, o Museu do Guido Mondin e a Biblioteca de Arte Marcantonio Vilaça, além de locais adequados para reserva técnica e de oficinas de restauração de peças históricas.
O Museu Guido Mondin abrirá, no mesmo dia da exposição “Ordenamentos”, a mostra “TCU – a Evolução do Controle”, que narra a trajetória do controle de contas desde o século 13, em Portugal.
“Ordenamentos” e “TCU – a Evolução do Controle”
A partir de quinta-feira (29/6), às 19h, no complexo arquitetônico do Instituto Serzedello Corrêa (Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 3, polo 8, lote 3). Visitação de terça-feira a sábado das 9h às 19h. Entrada franca.