Nove artistas mulheres do DF se reúnem em mostra coletiva na Funarte
Feita sob a curadoria de Marília Panitz, a mostra “À vista – Paisagem em contorno” cria uma narrativa do olhar feminino sobre o horizonte
atualizado
Compartilhar notícia
Um olhar feminino sobre o horizonte. Essa é a proposta da exposição coletiva “À vista – Paisagem em contorno”, que abre as portas nesta quinta-feira (20/4), na Galeria Fayga Ostrower, da Funarte (Eixo Monumental). Feita sob a curadoria de Marília Panitz, a mostra cria uma narrativa sobre o tema a partir do olhar de nove artistas mulheres.
Participam da exposição as artistas Bruna Neiva, Cecília Bona, Iris Helena, Karina Dias, Julia Milward, Luciana Paiva, Nina Orthof, Raquel Nava e Yana Tamayo. Elas utilizam diferentes suportes – esculturas, vídeos, colagens, pinturas, fotografias e perfomances – para trazer seus pontos de vistas sobre a paisagem.
Dentre as artistas, duas delas, Cecília Bona e Karina Dias, são professoras no Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB) enquanto todas as outras fizeram mestrado ou doutorado na mesma instituição.
Parte dos trabalhos são voltados à pesquisa da matéria, mais corpóreos. A outra parte, trata de temas relacionados ao impalpável.
Marília Panitz
Para a curadora, a mostra traz diferentes olhares sobre o que se define como “horizonte”. “Enquanto a paisagem nos períodos renascentista e barroco expressava ideias transcendentais, na arte contemporânea trata de oferecer uma experiência maior que ver a paisagem. É estar na paisagem”, explica.
“À vista – Paisagem em contorno”
De quinta (20/4) até 4 de junho na Galeria Fayga Ostrower da Funarte (Setor de Divulgação Cultural no Eixo Monumental). Visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. Entrada franca. Classificação indicativa livre