Mulheres do Varjão transformam lixo em obras de arte e peças de design
Trabalhos estão em exposição e à venda na Mostra Extraordinária, que fica em cartaz na Galeria Athos Bulcão, até 18/11
atualizado
Compartilhar notícia
Da parceria entre uma dupla de designers, uma fotógrafa e trabalhadoras de triagem da Central de Reciclagem do Varjão (CRV) surgiu a Mostra Extraordinária. A exposição ficará em cartaz desta terça-feira (1º/11) até o próximo dia 18/11 na Galeria Athos Bulcão (anexo do Teatro Nacional).
Ao longo de seis meses, 14 mulheres participaram do projeto, ao lado dos designers Nina Coimbra e Thiago Lucas e da fotógrafa Tatiana Reis. Dos materiais descartados e selecionados pelas trabalhadoras, foram produzidas as obras. O foco é a problemática do lixo, a importância da coleta seletiva e as condições de trabalho dessas mulheres — com idade entre 20 e 55 anos.
Nina e Thiago usaram o material selecionado para desenvolver objetos de design. O processo criativo contou com a participação ativa das trabalhadoras na concepção e produção das peças. Todo o processo foi registrado pela fotógrafa Tatiana Reis, e esse registro também estará em exposição.
Projeto vai além da galeria
Entre as peças produzidas, estão objetos de design, instalações, registros fotográficos e audiovisuais das intervenções urbanas, e 30 ecocartazes. Todas as obras estarão à venda e 100% do valor arrecadado será revertido para a Cooperativa.
Além das peças à mostra na galeria, o projeto inclui uma intervenção urbana. Como um canal de formação socioambiental, foram afixados, ao longo da estrada do Setor de Mansões do Lago, Lago Norte e Núcleos Rurais, banners com imagens e frases de incentivo à coleta seletiva e informações sobre a Central de Reciclagem.
em sua maioria mães e avós. Com o trabalho realizado e com a venda dos materiais que separam, obtém uma renda mensal de aproximadamente um salário mínimo.
Mostra Extraordinária
De 1º/11 (terça) até 18/11 (sexta). Segunda a sexta, das 8h às 18h; sábados e domingos, das 10h às 18h. Na Galeria Athos Bulcão (Anexo do Teatro Nacional, Via N2; informações: 98198-4860 ou mostraextraordinaria@gmail.com). Entrada franca.