Mostra premiada sobre resiliência das mulheres chega a Brasília
Resiliência – Histórias de Mulheres que Inspiram Mudanças é uma exposição da The World Press Photo em parceria com o Reino dos Países Baixos
atualizado
Compartilhar notícia
A partir desta sexta-feira (4/11), o Eixo Cultural Ibero-americano recebe a exposição Resiliência – Histórias de Mulheres que Inspiram Mudanças, uma seleção de histórias premiadas nos concursos da fundação The World Press Photo, que destaca a resistência feminina em diferentes lugares do mundo. A exposição fica aberta para visitação até o dia 20 de novembro.
Na mostra, o público pode conferir fatos documentados por fotógrafos de todo o mundo, que retratam suas visões sobre sexismo, violência e igualdade de gênero. “Achamos importante falar dos direitos da mulher, mas não na visão da opressão, e sim da força que vem delas. São 17 histórias, de 13 países”, explica Raphael Dias, gerente de exposição da fundação.
Entre as fotografias de destaque, Finding Freedon in The Water, da fotógrafa americana Anna Boyiazis, compartilha a história de mulheres e alunas da Escola Primária Kijini que aprendem a nadar e a realizar salvamentos, no Oceano Índico, na Praia de Muyuni, em Zanzibar.
Elas fazem parte de um projeto que reúne esforços para reduzir as altas taxas de afogamentos. Além de desafiar o sistema patriarcal, o projeto criou um ciclo sustentável ao empoderar as alunas a ensinarem umas as outras. Tradicionalmente, as meninas do Arquipélago de Zanzibar são dissuadidas de aprender a nadar, muito devido à falta de roupas de banho mais recatadas.
“Na exposição temos o retrato de Benazir Bhutto, primeira mulher mulçumana a ocupar o cargo de primeira-ministra, e a história de uma garota de 12 anos em um colégio na Argentina. Então a ideia foi pegar esferas diferentes, e mostrar como algumas situações afetam mulheres de uma maneira desigual de como afetam homens”, conta Raphael.
Resiliência – Histórias de Mulheres que Inspiram Mudanças é uma exposição feita em parceria da The World Press Photo com o Reino dos Países Baixos. O apoio da embaixada, segundo o curador, foi excepcional para que esse projeto conseguisse chegar a lugares que a fundação não consegue alcançar sozinha.
Para André Driessen, embaixador dos Países Baixos, o caminho para a igualdade de gênero em todo o mundo é o mesmo: “Investir em educação e cultura. Temos que educar nossas crianças e proferir que mulheres são iguais aos homens e merecem igualdade de oportunidades”.
A exposição inclui fotografias documentais de Finbarr O’Reilly, Maika Elan, Catalina Martin-Chico, Pablo Tosco, Olivia Harris, Terrell Groggins, Jonathan Bachman, Heba Khamis, Daniel Berehulak, Robin Hammond, Diana Markosian, Jan Grarup, Magnus Wennman, Irina Werning e Fulvio Bugani.
Na quinta-feira (17/10), às 17h, acontecerá na exposição um bate-papo sobre a importância das mulheres no jornalismo.
Exposição Resiliência – Histórias de Mulheres que Inspiram Mudanças
No Eixo Cultural Ibero-americano, do dia 4 a 20 de novembro. Entrada franca e classificação indicativa livre