Memorial dos Povos Indígenas recebe exposição Os Primeiros Brasileiros
As imagens e documentos permitem que o público viaje pela história do Brasil e dos povos indígenas. A maior parte do acervo é do Nordeste
atualizado
Compartilhar notícia
Começou, nesta quarta-feira (29), a exposição Índios: Os Primeiros Brasileiros, em cartaz no Memorial dos Povos Indígenas. Em cartaz até o dia 16 de dezembro, a mostra faz parte do projeto Culturas Vivas, realizado pelo Centro de Trabalho Indigenista em parceria com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
“O objetivo da exposição é estimular um processo de reavaliação efetiva do nós e do eles, oferecendo ao público imagens e informações de natureza histórica e cultural, apresentando as culturas indígenas como algo vivo e dinâmico, propiciando uma identificação positiva com tais coletividades”, comenta o curador da mostra, João Pacheco de Oliveira. A maior parte do acervo traz registros sobre os povos da região Nordeste e retrata a colonização, as narrativas indígenas e os desafios atuais.
A mostra já passou por Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro, Natal e Salvador, além de ter sido exposta em 2013 em Córdoba, na Argentina.
Índios: Os Primeiros Brasileiros
29 de agosto a 16 de dezembro, terça a sexta das 9h às 17h, sábados e domingos das 10h às 17h, no Memorial dos Povos Indígenas (Eixo Monumental). Entrada franca. Classificação indicativa livre