Google Arts & Culture lança mostra digital sobre história de Brasília
Em parceria com 19 instituições culturais locais, plataforma apresenta um mergulho pela arquitetura e pela cena cultural da capital federal
atualizado
Compartilhar notícia
O Google Arts & Culture lança, nesta quinta-feira (11/11), uma mostra on-line em homenagem à cidade de Brasília, trazendo um mergulho pela sua icônica arquitetura modernista e vibrante cena cultural.
Em parceria com 19 museus e instituições culturais locais, a coleção Brasília: Um Sonho Construído apresenta um passeio imersivo pelo passado e presente da capital desenhada por Oscar Niemeyer e planejada por Lúcio Costa. A mostra conta com 100 exposições virtuais e 4 mil imagens históricas, além de detalhes de 200 obras de arte digitalizadas em altíssima resolução, tours virtuais em 360° pelos principais museus da cidade e recursos educativos para pais e professores.
Considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 1987, Brasília é a primeira cidade da América Latina a ter uma exposição dedicada no Google Arts & Culture. A capital federal segue os passos de outras grandes cidades também reconhecidas por sua riqueza cultural, como Parma, na Itália, e Pittsburgh nos Estados Unidos.
“Seu plano urbano ousado, a efervescência da sua cena artística e os traços modernos marcantes da capital do Brasil, um dos marcos arquitetônicos mais importantes do planeta, estão, agora, acessíveis para amantes da cultura no mundo inteiro que queiram conhecer ou descobrir em um só lugar os tesouros que fazem dessa cidade um incrível museu a céu aberto”, diz Luisella Mazza, diretora global de operações do Google Arts & Culture.
Curadoria
A mostra tem a curadoria e a colaboração de instituições parceiras como o Museu Nacional da República, o Arquivo Público do Distrito Federal, o Instituto de Arquitetos do Brasil, o Museu da Câmara dos Deputados, o Supremo Tribunal Federal (STF) e outras 15 instituições sediadas em Brasília.
“O acervo digital sobre Brasília, incluindo o do Museu Nacional da República, representa uma parte da relação entre arquitetura e arte que está na base da construção e concepção da cidade. É muito importante que ferramentas tecnológicas como o Google Arts & Culture deem essa visibilidade em escala internacional”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.
Dos tesouros arquitetônicos e histórias de sua construção, passando pela cena de arte brasiliense, é possível explorar a coleção a partir de três capítulos: História, Arquitetura e Cultura.