Galeria Index abre programação com exposição de artista brasiliense
O público de Brasília vai poder conferir as mostras do brasiliense Renato Rios e do mineiro Daniel Moreira na Galeria Index
atualizado
Compartilhar notícia
A partir desta sexta-feira (10/2), o público de Brasília vai poder conferir, na Galeria Index, no Setor Comercial Sul, as obras criadas pelo brasiliense Renato Rios para a série Troca-Peles e as fotografias de Daniel Moreira para o ensaio Bordas não Brotam do Nada. As produções de artes visuais ficarão na capital até 10 de março.
Troca-Peles
Renato Rios criou a expografia Troca-Peles de uma maneira equilibrada, em que o elemento central é a estrela. A gradação de cores segue um ritmo que vai da terra, aquilo que dá realmente sentido a existência humana, passando pelos verdes da natureza, azuis dos céus, até atingir o branco das estrelas, que releva aos cosmos e transforma em azul.
Cada uma das 21 pinturas recebe um tratamento cromático único. O público irá perceber que, quando dispostas uma ao lado da outra, elas formam um conjunto tonal que progressivamente gera movimento aos olhos e serpenteia pelo espaço expositivo.
Bordas não Brotam do Nada
Quem gosta de fotografias vai adorar o ensaio feito por Daniel Moreira. A mostra trata-se de uma pesquisa documental que atravessa problemáticas da sociedade brasileira, expressando críticas ao sistema, ao trazer narrativas de resistências e modos de vidas pautadas na luta para viver em comunidade.
A exposição Bordas não Brotam do Nada reúne mais de 30 obras, que compõem o livro de mesmo nome, onde o artista faz um compilado de sete séries fotográficas realizadas ao longo de 15 anos de pesquisa, cujo tema traz o nomadismo, além de vídeo instalação inédita composta por quatro vídeos recentes do artista.
As histórias são paralelas, mas através do olhar sensível do artista, personagens e situações se cruzam e se embalam numa só narrativa dessas pessoas que vivem à margem da sociedade.
Mostras Troca-Peles e Bordas não Brotam do Nada
Nesta sexta-feira (10/2), na Galeria Index (Setor de Comercial Sul), a partir das 19h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.