Fotógrafa expõe a sensualidade de mulheres comuns
Lainha Loiola reúne em mostra na Fnac fotos do Projeto la Luna, com o qual pretende desmistificar padrões de imagem feminina
atualizado
Compartilhar notícia
Há apenas dois anos atuando como fotógrafa profissional, Lainha Loiola tem visto seu trabalho repercutir por meio do Projeto la Luna. A ideia é fotografar mulheres comuns, em cenários que fazem parte do cotidiano de cada uma, em poses sensuais. As fotos são apresentadas sem muito ou nenhum retoque.
A intenção é valorizar as formas e as peculiaridades dos corpos dessas mulheres. “Tudo no nosso corpo conta uma história, a nossa história. Quero registrar isso com as minhas lentes”, afirma a fotógrafa.
Inicialmente, as imagens eram postadas no Instagram pessoal da fotógrafa, depois ganharam um perfil próprio, @projetolaluna e mais recentemente passaram a ser publicadas no site de Lainha, com autorização das fotografadas. Agora, poderão ser apreciadas em exposição a ser inaugurada neste sábado (12/12), na Livraria Fnac, no ParkShopping.
A mostra, em cartaz até o dia 26/12, inclui fotos de jornalistas, psicólogas, professoras, bibliotecárias, cabeleireiras, donas de casa e artistas de rua. “Numa sociedade ainda tão machista e opressora, o la Luna é uma possibilidade de desmistificar padrões de imagem e nos empoderar”, afirma Lainha.
Ela conta que o projeto surgiu da vontade de mostrar para as mulheres o quanto podem ser bonitas e sensuais sem necessidade de artifícios. Quando passou a publicar as fotos em seu perfil pessoal, Lainha Loiola começou a receber mensagens de mulheres que se identificavam com a proposta. “Algumas pediam para posar, e percebi o quanto a autoestima feminina pode ser fortalecida com esse trabalho”.
A exposição fotográfica do Projeto la Luna será aberta nesta sábado às 18h para convidados. Fica aberta ao público até o dia 26, das 10h às 22h, de segunda a sábado, e das 14h às 20h, aos domingos.