Festival internacional de arte eletrônica chega a Brasília em outubro
Além de contar com obras interativas, a mostra terá jogos, filmes de realidade virtual, imersão digital e cenários para selfies
atualizado
Compartilhar notícia
Brasília foi confirmada como uma das cidades que vai sediar o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File) neste ano. O evento exibe uma série de obras de arte eletrônicas interativas criadas em todo o mundo e chega à capital em 12 de outubro no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
Neste ano, o festival apresenta a exposição “Disruptiva”, em que mais de 100 obras são agrupadas em quatro eixos: corpo vivencial, corpo cinético, corpo virtual e corpo lúdico. Entre as peças, destacam-se “Physical Mind”, de Teun Vonk, em que os participantes se deitam entre dois objetos infláveis, que os ergue do chão e os espreme suavemente.
A interatividade é, de fato, o ponto forte da mostra. “A arte eletrônica, ainda uma novidade nas galerias de arte do país, desglamourizou as obras e permitiu que o público participasse da criação artística”, explica Ricardo Barreto, um dos curadores da mostra.
Em “Swing”, de Christin Marczinzik e Thi Binh Minh Nguyen, por exemplo, o público se senta em um balanço usando óculos 3D. O aparelho interage com a intensidade do balançar, sendo levado em um voo por um mundo de maravilhas.Haverá também jogos, filmes de realidade virtual, imersão digital e cenários para selfies. O File ocorre desde 2000 em São Paulo (SP). Será a primeira vez que o evento passa por Brasília, Belo Horizonte (BH) e Rio de Janeiro (RJ).
“Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – Disruptiva”
A partir do dia 12 de outubro no Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 2). Até o dia 11 de dezembro. Visitação de terça a domingo, das 9h às 21h. Entrada franca. Classificação indicativa livre