Ex-África estreia sua última temporada brasileira no CCBB-DF
Mostra reúne 18 artistas africanos e dois afro-brasileiros em extensa e diversa exposição sobre história, cultura e “afromodernidades”
atualizado
Compartilhar notícia
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília é a última parada da exposição Ex-África no país: a mostra estreia na capital federal nesta terça-feira (7/8) e ficará por aqui até outubro. Com obras de 18 artistas africanos e de dois afro-brasileiros, a proposta é explorar diversas vertentes da arte contemporânea africana em vários meios: fotografia, pintura, escultura, videoarte e instalações são formatos disponíveis na nova exibição.
Dividida em quatro temáticas, a mostra trata do passado, da modernidade, cultura e estética africanas. Em Ecos da História, os artistas refletem sobre a diáspora negra e o passado escravista, que não pode ser esquecido. Depois vem Corpos e Retratos, sessão trazendo fotografias e vídeos sobre a estética africana, de vestimentas a belas tranças de cabelos. O Drama Urbano retrata a atual situação das metrópoles na África.
Por fim, em Explosões Musicais, é montado o Clube Lagos, que apresenta todas as modalidades de interpretação do pop nigeriano em vídeos musicais. A festa inclui o New Afrika Shrine, de Femi Kuti, bem como o som da banda Afropolitan Vibes.
Ex-África
De 7 de agosto a 21 de outubro, de terça a domingo, das 9h às 21h, no CCBB (SCES, Trecho 2). Entrada franca. Evento livre para todos os públicos