metropoles.com

Dois artistas negros ganham exposições individuais na Caixa Cultural

“Rubem Valentim – Construção e Fé” entra em cartaz nesta quarta-feira (15/3), enquanto “Diáspora”, de Josafá Neves, começa no dia 22/3

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Leonardo Ramadinha/Divulgação
Rubem Valentim_Emblema 1978-b_foto Leonardo Ramadinha
1 de 1 Rubem Valentim_Emblema 1978-b_foto Leonardo Ramadinha - Foto: Leonardo Ramadinha/Divulgação

A arte negra está em alta na Caixa Cultural. A instituição confirmou, para março, a abertura de duas exposições com obras feitas por artistas negros. Nesta quarta-feira (15/3), entra em cartaz “Rubem Valentim – Construção e Fé”. No dia 22/3, será aberta ao público “Diáspora”, de Josafá Neves.

Na exposição do pintor e escultor baiano Rubem Valentim, o público terá acesso a 60 trabalhos que mapeiam a trajetória do artista. Ele chegou a lecionar na Universidade de Brasília (UnB) nos anos 1960 e algumas de suas obras produzidas nesse período serão apresentadas na mostra.

Conhecido como um dos principais nomes do construtivismo brasileiro, Valentim buscou na ancestralidade africana e na cultura popular afro-brasileira as características que norteariam seu trabalho até o fim da vida. A mostra reuniu peças de coleções públicas, particulares e de herdeiros do artista.

5 imagens
Escultura (1978)
Emblema (1979)
Emblema (1978)
1 de 5

Emblema (1973)

Leonardo Ramadinha/Divulgação
2 de 5

Escultura (1978)

Raquel Silva/Divulgação
3 de 5

Emblema (1979)

Leonardo Ramadinha/Divulgação
4 de 5

Divulgação
5 de 5

Emblema (1978)

Leonardo Ramadinha/Divulgação

Consciência de negritude
A exposição “Diáspora”, do brasiliense Josafá Neves, traz os retratos que o artista fez de grandes personalidades da cultura brasileira. Uma peculiaridade nesses trabalhos é a presença de símbolos comuns às religiões de matriz africana.

Na mostra, prevista para entrar em cartaz em 22/3, “diáspora” diz respeito ao rico patrimônio construído por descendentes de africanos no Brasil. São reunidas esculturas, pinturas e gravuras que o artista, nascido no Gama, produziu ao longo de quatro anos.

A exposição, mais do que nos acusa, ela nos instiga, provoca para uma consciência além da negritude, que nos felizmente tinge do melhor o sangue de nossos corpos mestiços e nos faz além de plurais, originais e singulares aos olhos do mundo.

Bené Fonteles, curador da mostra
4 imagens
As obras ficarão em exposição até 13 de agosto
1 de 4

2 de 4

Divulgação
3 de 4

Divulgação
4 de 4

As obras ficarão em exposição até 13 de agosto

Divulgação

Técnicas diversas
Autodidata, Josafá Neves percorre diversas técnicas, indo da escultura à gravura, da colagem à pintura em óleo sobre tela. Criados como gravura em ponta seca estão duas figuras históricas: o ator Grande Otelo e o escritor Luiz Gama.

Há ainda um grande painel afroindígena, resultado das oficinas que Neves realiza com crianças e professores da educação básica de escolas públicas do Distrito Federal e com estudantes da Universidade Católica de Brasília. Nesse trabalho, o artista trabalha a valorização da história afrodescendente.

“Rubem Valentim – Construção e Fé”
De quarta (15/3) até 28 de maio, na Galeria Vitrine da Caixa Cultural (Setor Bancário Sul, quadra 4, lotes 3,4). Visitação de terça a domingo, das 9h às 21h. Entrada franca. Classificação livre.

“Diáspora”
De quarta (22/3) até 14 de maio, na Galeria Principal da Caixa Cultural (Setor Bancário Sul, quadra 4, lotes 3,4). Visitação de terça a domingo, das 9h às 21h. Entrada franca. Classificação livre.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?