metropoles.com

Dia da Fotografia: visite três exibições em Brasília

A data foi escolhida em homenagem ao daguerreótipo, criado em 1839

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jeferson Prado
Ensaio Degradação do Pantanal_JefersonPrado_01
1 de 1 Ensaio Degradação do Pantanal_JefersonPrado_01 - Foto: Jeferson Prado

Neste domingo (19/8), fotógrafos ao redor do mundo comemoram o Dia da Fotografia. Em Brasília, o público poderá visitar três diferentes exposições fotográficas em celebração ao dia. A data foi estabelecida em homenagem ao daguerreótipo, a primeira máquina que conseguiu capturar imagens.

Foi em 19 de agosto de 1893 que a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção de Louis Daguerre. Ele construiu a versão final do aparelho em 1837, inspirado no héliographie de Joseph Niépce, criado alguns anos antes. Em 1839, também foi inventado outro sistema de captura de imagens, o calótipo. Assim, 1839 tornou-se o Ano da Invenção da Fotografia.

Templo da Boa Vontade

O Templo da Boa Vontade (TBV) e o Sindicato dos Fotógrafos Profissionais Autônomos do Distrito Federal (Sinfoc/DF) inauguram, neste sábado (18/8), às 18h30, a 2ª exposição em homenagem ao Dia Mundial da Fotografia, com coquetel de abertura. A mostra fica aberta para visitação gratuita de 19 a 31 de agosto, das 8h às 20h, na 915 Sul. Mais informações: (61) 3114-1070.

Kazuo Okubo
Ensaio Guardiões do Lago Paranoá

 

Festival Mês da Fotografia 2018

A abertura do evento aconteceu no dia 3/8 e está disponível para visitação até o dia 30/8 no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). O projeto foi realizado com recursos do FAC/DF e oferece, além de exposições, bate-papos e encontros com fotógrafos como Pedro Martinelli e Orlando Brito. Mais informações disponíveis no site.

Mikael Subotzky e Patrick Waterhouse
Ponte City

 

Exposição Ex-Africa no CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília expõe a exibição Ex-Africa, que traz mais de 90 obras revelando a história e o momento de um continente tentando se reconstruir de uma ferida causada por séculos de tráfico negreiro e de colonização. A mostra inclui esculturas, fotografias, instalações, performances, pinturas e vídeos de 20 artistas. Em cartaz até 21 de outubro com entrada gratuita.

Um destaque é o senegalês Omar Victor Diop e sua série Hairdo Revolution, com fotografias em preto e branco do nigeriano J.D. Okhai Ojeikere. A série é repleta de retratos com ares ironicamente pomposos, remetendo a notáveis africanos na Europa entre os séculos XVI e XIX.

Outro destaque é a videoinstalação Ponte City, homônima ao arranha-céu no centro de Joanesburgo, na África do Sul. Assinada por Mikhael Subotsky e Patrick Waterhouse, a obra inclui 12 janelas digitais que simulam a vista de um edifício marcado por decadência e gentrificação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?