Design de mobiliário de Brasília ganha exposição gratuita no Museu Nacional
Mostra, promovida pelo IFB e Economia Criativa, conta com peças de importantes momentos da história da Capital Federal
atualizado
Compartilhar notícia
A partir desta sexta-feira (13/11) será possível conferir, no Museu Nacional da República, a exposição Mobiliário moderno e contemporâneo: dois momentos do design de móveis da capital. Designers brasileiros como Jorge Zalzupin, Michel Arnoult, Samuel Lamas, Sérgio Rodrigues, Raquel Chaves assinam móveis que estarão expostos no local. A entrada é gratuita.
Cerca de 23 peças e móveis modernos das décadas de 60 a 70 e, de design contemporâneo do período de 2000, restaurados pelos estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
Entre algumas das peças dos anos 60 e 70, estão: mesa de gabinete, de Jorge Zalzupin; cadeira Kiko, de Sergio Rodrigues; poltrona Ouro Preto, Michel Arnoult; poltronas originais do auditório do Cine Brasília, Sérgio Rodrigues e; peças do Hotel Brasília Palace. Este mobiliário apresenta a época da inauguração de Brasília – foram produzidos objetos que constituem um importante patrimônio histórico-cultural nacional.
“É uma alegria receber a exposição de peças de mobiliário moderno e contemporâneo no Museu. A Secretaria se beneficiou da generosidade do Núcleo de Pesquisa, Conservação e Restauro de Mobiliário Moderno do Instituto Federal de Brasília, que restaurou as peças de design moderno expostas, sob a coordenação dos curadores Fernanda Torres e Frederico Hudson, aos quais somos gratos”, declara Sara Seilert, diretora interina do Museu Nacional da República.
Já o mobiliário contemporâneo – nos anos 2000, apresenta peças como a mesa Buritis, de Dimitri Lociks; cadeira Athos, de Danilo Vale; banco da linha Baru, de Wilson Romão; mesa Quinta, de Raquel Chaves; banco Alvorada, de Aciole Felix; cabideiro Pali Palan, de Gustavo Gall, entre outras de acervo particular e, da Associação de Designers de Produto do Distrito Federal.
A realização do restauro dos mobiliários é resultado do trabalho de estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB), dentro da Oficina Escola de Restauro. A curadoria da exposição é dos professores do Instituto Federal de Brasília (IFB), Dra. Fernanda Freitas e Dr. Fred Hudson, coordenadores do Núcleo de Pesquisa e Conservação e Restauro de Mobiliário /IFB Campus Samambaia.
Exposição Mobiliário moderno e contemporâneo: dois momentos do design de móveis da capital
De 13 de novembro a fevereiro de 2021
Sextas, sábados e domingo das 10h às 16h
Horário de visitação: Sextas, sábados e domingos, das 10h às 16h – horário reduzido em atendimento ao protocolo de segurança para enfrentamento da pandemia, conforme Portaria SECEC-DF nº 179 de 16 de setembro de 2020 (o horário de visitação poderá sofrer alteração)
Galeria Acervo, Museu Nacional da República – Setor Cultural Sul, Lote 2
Entrada gratuita