Daniel Toys faz versões de ícones mundiais em nova exposição
Frida, Buda e Michael Jordan estão entre os homenageados. Mostra fica em cartaz de 4 a 26 de maio, no Sesc da 504 Sul
atualizado
Compartilhar notícia
A partir de quarta (4/5), o grafiteiro Daniel Toys leva seu trabalho para a galeria mais uma vez. No Sesc da 504 Sul, ele exibe suas versões de Batman, Frida, Buda e Michael Jordan, entre outros, na exposição “Ícones”, em cartaz até o dia 26 de maio.
“Meu trabalho sempre teve influência da pop art. Eu cresci jogando videogame e lendo história em quadrinhos de super-heróis. A própria criação da Toysland e de seus personagens, Toyszim,Totoys e Gatoys, também tem como referência esse tipo de arte”, explica o artista. “Além disso, o tema conversa bastante com o público, que sempre responde de forma positiva”.
Escolher as 14 personalidades homenageadas na mostra não foi fácil. Toys conta que teve a ajuda de amigos e familiares para fazer a seleção final. “Levei em conta as minhas memórias da infância, a popularidade e a estética dos personagens”, diz.
Toys, que chegou a jogar basquete profissionalmente, registrou a paixão pelo esporte em um dos trabalhos. Na tela, Michael Jordan é representado pelas iniciais do nome, ao lado de um búfalo (símbolo do Chicago Bulls, time em que fez história) e do número 23, algarismo que estampava a blusa do jogador norte-americano.O ativista Martin Luther King é uma figura muito importante para mim. Ele foi um homem que foi contra a maré e lutou por um sonho. Assim como a Frida. Ela está bem na moda atualmente, porém decidi retratá-la por ser uma mulher à frente do seu tempo. Ela teve uma vida marcada por tragédias, mas superou tudo e se manteve muito viva fazendo um trabalho incrível.
Daniel Toys, grafiteiro
Muro x Tela
Ao ser perguntado sobre as diferentes de criar em muros ou em telas, o grafiteiro brasiliense diz que “são trabalhos que bebem da mesma fonte, contudo se diferenciam por alguns elementos”.
“Por exemplo, utilizo colagens apenas na telas que, às vezes, ganham uma tinta escorrida do spray ou outros traços ‘sujos’ típicos do graffiti. Gosto de levar minhas vivências nas ruas para os quadros”, revela.
Depois da exposição “Ícones”, Toys pretende viajar para aprofundar os estudos que inspiram seus trabalhos. “Quero ver o que está sendo feito em livros e no cinema e beber em outras fontes para evoluir minhas obras. Sou grafiteiro, mas não quero mais utilizar a rua apenas como um suporte para a minha arte. Desejo dar algo em troca, fazendo desenhos com mensagens para as pessoas”.
Confira a galeria de fotos com alguns trabalhos exibidos na mostra:
Abertura no dia 4 de maio, às 19h. De segunda a sexta, das 8h às 18h, até o dia 26 de maio, no Sesc (504/505 Sul). Entrada gratuita. Classificação indicativa livre.