Coronavírus: conheça da sua casa museus e exposições pelo mundo
O site Era Virtual e a plataforma Google Arts & Culture permitem passeios pelos mais diversos centros de exposições
atualizado
Compartilhar notícia
É fato que a pandemia de coronavírus alterou radicalmente a rotina da população. Comércios foram fechados, shows adiados ou cancelados, academias, escolas, faculdades sem atividades, trabalho; além disso, qualquer tipo de aglomeração está proibida mediante decreto. Isso inclui ainda os espaços voltados para arte e cultura. Uma alternativa, porém, permite que, mesmo de casa, o cidadão possa visitar uma igreja, exposição e até fazer uma visita guiada em um museu de outro país.
O site Era Virtual, por exemplo, permite que apenas com um celular ou um computador o usuário visite cerca de 40 museus, exposições, igrejas históricas e patrimônios culturais por todo o Brasil. É possível visitar a cidade de Ouro Preto ou a exposição temporária Biomas do Brasil, que acontece no Rio de Janeiro.
Mas a usabilidade vai além do território brasileiro: a plataforma Google Arts & Culture criou visitas nos principais museus espalhados pelo mundo, como a Galeria de Arte Moderna de Milão e o Palácio Ducale, em Veneza. Neste caso, é possível “andar” pelos monumentos históricos, usando a ferramenta Google Street View.
Confira as opções:
Exposição Energia Nuclear
É fã de ciência? Então, a exposição Energia Nuclear é perfeita para você! Alocada no Rio de Janeiro, a mostra remete aos usos da energia nuclear na medicina, na geração de energia elétrica e na indústria. E é possível fazer uma visita completa pela mostra no site Era Virtual.
Zoom nos resumos de Mohammed Khadda
Se você prefere admirar obras, o zoom nos resumos do pintor argelino Mohammed Khadda é uma boa opção. Via Google Arts & Culture, é possível visitar a Argélia e admirar de muito perto cada detalhe das pinturas do artista, com explicações sobre o motivo dos traços e a trajetória do pintor.
Festival de música online
Para ajudar a passar são e salvo pela quarentena, o jornal O Globo lançou o festival on-line #tamojunto, que mobiliza mais de 20 artistas de diferentes gêneros musicais e gerações, como Duda Beat, Adriana Calcanhoto, Martinho da Vila e Nego do Borel, para fazer shows ao vivo que serão transmitidos on-line pelo site do jornal. A partir desta sexta-feira (20/3), o conteúdo será aberto a todos os usuários e publicado na home do diário.
Casa de Cora Coralina
Na Casa Velha da Ponte, localizada no Goiás, é um acervo voltado para a poetisa Cora Coralina, que guarda peças de roupas até fotos, utensílios domésticos, livros, móveis e cartas da escritora. No site Era Virtual, é possível conhecer a Casa de Cora Coralina e até ver a famosa fonte de água potável no quintal da residência.
Shows via Instagram
Para divertir os internautas, músicos como Chris Martin, Keith Urban, John Legend e Pink estão usando as redes sociais para se apresentar ao público, visto que seus shows foram cancelados em decorrência do coronavírus. Por meio de lives no Instagram, as celebridades fazem shows e divertem o público.