Confira 20 museus para você conhecer no Distrito Federal
Para visitantes ou moradores, o Metrópoles fez uma lista de museus para serem contemplados no quadradinho
atualizado
Compartilhar notícia
Para moradores ou visitantes, o Distrito Federal tem diversas opções de museus para serem contempladas. E o melhor, a maioria com entrada gratuita: são locais dedicados a arquivos históricos, a esqueletos da construção de Brasília, à história das moedas, ao espaço, aos povos indígenas ou à cultura nordestina.
O Metrópoles selecionou 20 museus, entre instituições públicas e privadas, para você visitar.
Segundo a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, responsável pela maior parte dos museus da cidade, a presevação da memória é importante: “É importante destacar que os museus são instituições que trabalham na conservação, na interpretação, na exposição e na preservação de acervos e coleções de valor cultural, por sua importância para a humanidade e seu meio ambiente. Abertos ao público, eles existem a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, visando a educação, o estudo e o deleite”.
Confira:
Museu Nacional
Com instalações modernas, o museu não possui uma exposição permanente. Ele recebe mostras itinerantes e sempre diversificadas como mostras fotográficas, exposições interativas e de temas variados. Aos finais de semana o espaço próximo ao Museu Nacional é frequentemente tomado para atividades culturais como shows e teatro. Os skatistas também adoram porque o espaço é muito amplo e plano.
Endereço: Setor Cultural Sul, Lote 2 próximo à Rodoviária do Plano Piloto, Brasília – DF,
Funcionamento: De terça a domingo e feriados das 9h às 18h30.
Entrada gratuita
Memorial JK
O Memorial JK é um espaço destinado a contar a história do político brasileiro Juscelino Kubitschek e reconstituir as relações entre o ex-presidente, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer em torno da idealização e da construção da nova sede do governo federal do Brasil. No local, o visitante vai encontrar objetos que simbolizam Brasília, além do acervo pessoal do ex-presidente da República.
Endereço: Eixo Monumental, Lado Oeste – Praça do Cruzeiro
Horário: de terça- feira a domingo, das 9h às 18h
Valor da entrada: R$ 10 e R$ 5 (estudantes com carteirinha)
Entrada gratuita
Memorial dos Povos Indígenas
Para celebrar a diversidade e riqueza da cultura indígena, Oscar Niemeyer projetou o local em forma de espiral, assemelhando-se a uma maloca redonda dos índios Yanomami. Após a subida de uma rampa, a estátua de um índio está guardando o local e vigiando os visitantes que entram no recinto. No acervo, é possível encontrar objetos de diversas etnias indígenas do Brasil como os Urubu-Kaapor, os Yawalapiti e índios do Alto Xingu e Amazonas.
Endereço: Zona Cívico-Administrativa Em frente ao Memorial JK, Brasília – DF
Funcionamento: De terça a sexta-feira das 9h às 17h. Sábado, domingos e feriados das 10h às 17h.
Entrada gratuita
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
O Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília (CCBB) foi inaugurado em 12 de outubro de 2000, para inserir a capital do país no roteiro nacional de eventos e produções culturais. Conta com espaços de convivência, café, restaurante, galerias, salas de cinemas, teatro, salas multiuso, jardins e uma praça central para eventos abertos, onde são realizados shows, espetáculos e performances. Confira a programação aqui.
Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES), trecho 02, lote 22, Brasília- Distrito Federal
Horário: terça-feira a domingo, de 9h às 21h
Entrada gratuita
Museu dos Correios
O Museu dos Correios preserva a história dos serviços postais e telegráficos e a memória de uma das instituições mais antigas do Brasil, os Correios. Foi aberto ao público em janeiro de 1980. Por meio de objetos diversificados, fotos e pinturas, o espaço conduz o público a uma excursão pela a história da comunicação do Brasil, com direito a passar pela instalação das redes telegráficas e pelo desenvolvimento da comunicação postal.
Endereço: Setor Comercial Sul (SCS), quadra 4, bloco A, 256, Asa Sul, Brasília-DF
Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h
Entrada gratuita
Catetinho
O Museu do Catetinho foi a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek, inaugurada em 10 de novembro de 1956, para abrigá-lo durante suas visitas à cidade em construção. Passados exatos três anos, o Catetinho – nome alusivo ao Palácio do Catete, então sede do governo no Rio de Janeiro – foi tombado pelo Iphan. O local preserva o mobiliário e alguns objetos da época. Imagens fotográficas e outros itens incluídos na caracterização dos ambientes fornecem aos visitantes um testemunho fiel das aventuras e dos desafios da construção de Brasília.
Endereço: Rodovia BR 040 s/n Trevo do – Gama, Brasília – DF
Funcionamento: de terça a domingo, das 09h às 17h
Entrada gratuita
Museu da Memória Candanga
Abrigado em sítio histórico – Berço da Construção de Brasília – nas instalações do antigo Hospital Juscelino Kubistschek de Oliveira, único testemunho preservado dos acampamentos da época da construção da capital, a charmosa alameda composta de casas simples e coloridas, cercada por árvores frutíferas, faz parte do cenário que torna o museu “vivo”. As dependências do espaço reúnem histórias de diversas famílias que tomaram rumos diferentes do que imaginaram urbanistas, engenheiros, políticos e arquitetos que idealizaram Brasília.
Endereço: Núcleo Bandeirante, Setor Juscelino Kubitschek, lote D, Brasília-DF
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Entrada gratuita
Museu histórico de Brasília (Museu da Cidade)
O Museu Histórico de Brasília, que integra o Conjunto Cultural Três Poderes, é o museu mais antigo da capital. Inaugurado em 21 de abril de 1960 – dia da inauguração da cidade –, foi construído para preservar a memória da construção de Brasília. Essa intenção foi colocada em prática da forma mais pura: construído em concreto armado, a principal característica do edifício é a existência de textos gravados em suas paredes internas e externas também transcritas em Braile e inglês.
Endereço: Centro Cultural Três Poderes, Zona Cívico Administrativa, Praça dos Três Poderes, Brasília – DF
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h
Entrada gratuita
Museu de geociências da UNB
Quem tem interesse em geologia vai curtir o Museu de Geociencias da Universidade de Brasília (UnB). Minerais, rochas, fósseis, gemas e meteoritos são expostos à visitação pública e estudos dos interessados. Seu acervo conta com cerca de 1000 amostras procedentes de diversos pontos do Brasil e do exterior. As amostras foram colhidas durante o trabalho de campo, realizado por professores e estudantes do curso de geologia. Doações de empresas de mineração, garimpeiros, colecionadores e ex-alunos também contribuíram e contribuem para a ampliação das coleções.
Endereço: Universidade de Brasília (UnB), térreo, sala AT-379, prédio do Instituto Central de Ciências (ICC)
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Entrada gratuita
Caixa Cultural
O espaço Caixa Cultural recebe shows e mostras diversas. O acervo fixo conta com obras de arte, documentos e objetos históricos da cultura brasileira, representada em suas mais diversas formas. São mais de 5 mil objetos museológicos e cerca de 2 mil obras de arte. Confira a programação aqui.
Endereço: Setor Bancário Sul (SBS), quadra 4, lote 3/4, Brasília -DF
Funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 19h
Preço dos ingressos depende da exposição
Museu de Arte de Brasília
Criado em 1985 pelo Governo do Distrito Federal, reunia, em suas instalações, centenas de obras significativas da produção das artes visuais moderna e contemporânea, provenientes de doações e prêmios aquisitivos de salões locais e nacionais. Reinaugurado recentemente, o acervo do MAB é formado por obras de arte moderna e contemporânea, caracterizadas pela diversidade de técnicas e materiais, com pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, esculturas, objetos e instalações.
Endereço: SHTN Trecho 1, projeto Orla Polo 03, Lote 05, SHTN Trecho 1 – Brasília, DF
Funcionamento: de quarta a domingo, de 10h às 19h
Entrada gratuita
Planetário
Se você procura um lugar novo para visitar e gosta de astronomia, a dica é o Planetário de Brasília. Sua estrutura remete à imagem de um disco voador pousado sobre o gramado do Eixo Monumental. Trata-se de um centro científico, cultural, histórico e de entretenimento que proporciona aos visitantes uma cúpula de 12, 5 metros de diâmetro com capacidade para 80 pessoas por sessão. Dispõe de equipamentos de projeção que simulam imagens sobre os fenômenos do universo estudados pela astronomia no teto do prédio.
Endereço: Setor de Difusão Cultural (SDC), Via Eixo Monumental (N1), Próximo ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília-DF
Horário: de terça a sexta-feira, de 9h às 21h; sábados, domingos, feriados e pontos facultativos, das 8h às 19h
Visitação das instalações e exposições: gratuito
Ingressos para sessões na cúpula: doação voluntária de um quilo de alimento não perecível
Casa do Cantador
A Casa do Cantador é considerada o Palácio da Poesia e da Literatura de Cordel no Distrito Federal. Foi inaugurada em nove de novembro de 1986. O local é palco de apresentações de grandes nomes da cultura nordestina, como repentistas e cantores de embolada; exposição de culinária nordestina – inclusive a cozinha do local recebeu o nome de Maria Bonita –; oficina de música e trabalhos de inclusão digital.
Endereço: QNN 32 área Especial G, Ceilândia Sul CEP: 72220-327 (Avenida da Fundação Bradesco que liga Ceilândia a Samambaia)
Funcionamento: de segunda a sexta das 8h às 18h e sábado das 8h às 14h
Entrada gratuita
Espaço Lúcio Costa
O Conjunto Cultural Três Poderes, Espaço Lúcio Costa, foi idealizado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1991, em comemoração dos 90 anos do arquiteto e urbanista Lúcio Costa. Trata-se de um museu subterrâneo que abriga em seu acervo a Maquete de Brasília, circuncidada por uma galeria onde encontram-se expostas as cópias dos croquis e do Relatório do Plano Piloto, apresentado por Lúcio Costa em 1957, ao júri internacional que julgou e considerou o seu projeto o vencedor do Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil.
Endereço: Praça dos Três Poderes – Esplanada dos Ministérios, Brasília-DF
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h
Entrada gratuita
Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves
O Panteão da Pátria é uma edificação de três pavimentos cujo a forma lembra uma pomba, projetada por Oscar Niemeyer. Foi criada para homenagear os “heróis nacionais” – aqueles que possuíam ideais de liberdade e democracia. O local consagra, também, a memória de Tiradentes, que é o Patrono Cívico da Nação Brasileira. Na exposição permanente do museu, encontram-se às obras: O Mural da Liberdade; O painel, de Athos Bulcão; Inconfidência Mineira, de João Câmara; O Vitral e O Pássaro, ambos de Marianne Peretti; e O Negro, que guarda o Livro de Aço dos Heróis Nacionais. Nele, estão registrados os nomes de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Marechal Deodoro da Fonseca, Dom Pedro I, Duque de Caxias, Plácido de Castro e o Almirante Tamandaré.
Endereço: Centro Cultural Três Poderes, Zona Cívico Administrativa, Praça dos Três Poderes, Brasília- DF
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h
Entrada gratuita
Museu da Imprensa
Inaugurado em 1982, o Museu da Imprensa visa proporcionar à população, tanto presencialmente quanto virtualmente, acesso a uma parte importante da história da comunicação do Brasil. Os visitantes vão encontrar peças raras, como o prelo em que o escritor Machado de Assis trabalhou como aprendiz de tipógrafo e o teclado perfurador monotipo no qual trabalhou a primeira servidora pública, Joana França, tornada em 2008, patrona da imprensa nacional.
Endereço: lote 800, quadra 6, Sig Quadra 6, Cruzeiro/Sudoeste/Octogonal-Brasília
Funcionamento: dias úteis, das 8h às 18h
Entrada gratuita
Museu Histórico do Senado Federal
O acervo é datado do período colonial ao republicano e pode ser visitado em uma exposição de longa duração, aberta à visitação ao salão Nobre do Congresso Nacional. Nela, o visitante pode conhecer melhor a trajetória da instituição e de seus parlamentares, por meio das peças de mobiliário, documentos históricos, presentes protocolares e obras de artes.
Endereço: Praça do Congresso, Térreo, Brasília- DF
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 13 e das 14h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h
Entrada gratuita
Espaço Oscar Niemeyer
O Memorial do Ministério Público Federal tem foco na arquitetura do espaço, que mescla arte, design e recursos multimídias. Os recursos expositivos se dividem entre telas interativas, projeções panorâmicas, bens históricos e maquete tátil do prédio da Procuradoria-Geral da República.
Endereço: Setor de Administração Federal Sul (SAF), quadra 4, conjunto C, Brasília-DF
Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 13h, às 17h
Entrada gratuita
Museu Nordeste de Tradição e Artes
O Museu Nordeste de Tradição e Artes está localizado na Casa do Ceará. Trata-se de um espaço destinado a preservar e divulgar os hábitos e costumes da população nordestina. No memorial, o visitante encontra diversos espaços voltados à cultura e áreas onde estão expostas roupas, objetos e esculturas que retratam a vida dessa população, suas crenças e folclore.
Endereço: conjunto F, Setor de Grandes Áreas Norte, quadra 910
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30
Entrada gratuita
Fundação Athos Bulcão
A Fundação Athos Bulcão foi criada em 1992 e atua na promoção, documentação, preservação, pesquisa e difusão da obra de Athos Bulcão, além de comercializar múltiplos de sua obra. A instituição também desenvolve importantes projetos na área de arte-educação, comunicação e mobilização juvenil.
Endereço: CRS 510 Bloco B Loja 51, Brasília, Distrito Federal
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e sábado, das 9h às 14h
Entrada gratuita