Christus Nóbrega faz exposição com cerca de 5 mil aviões de papel
Para o artista, os aviões dobrados representam um “objeto belo e do lar, cheio de requinte, romantismo e ingenuidade, mas que pode revelar estados de imperfeição e decomposição”
atualizado
Compartilhar notícia
O artista e professor da Universidade de Brasília (UnB) Christus Nóbrega leva cerca de 5 mil aviões de dobradura para serem expostos na mostra “Brinquedos de Papel”, que abre sábado (9/6) no Elefante Centro Cultural. Entre os papéis dobrados há imagens de personagens como Maria Antonieta, rainha da França no século 18, e Carina Vitral, atual presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Para o artista, os aviões dobrados representam um “objeto belo e do lar, cheio de requinte, romantismo e ingenuidade, mas que pode revelar estados de imperfeição e decomposição”. Assim, ele aproveita para fazer uma crítica ao cenário político e social brasileiro na atualidade.
As dobraduras guiam o visitante pela exposição, que está dividida em três partes. A primeira apresenta o “Plano de Voo”, em que estão expostas cartas estelares e papeis de planejamento. Em seguida, a “Construção do Avião”, em que o artista faz um paralelo com a formação do indivíduo, usando a mídia como matéria-prima. Por fim, na terceira parte, o público é apresentado aos aviões propriamente ditos.
A exposição foi realizada com a curadoria de Cinara Barbosa, que propõe aos visitantes interlocução e estímulo à experimentação. A mostra traz diversas linguagens diferentes da arte, como a instalação, o vídeo e a escultura.”Se calar é assumir o lado do mais forte. O cenário atual é tão urgente que pauta todas as discussões e a arte, em seu caráter libertário, é intimada a problematizar o que vivemos”, Cinara.
Abertura dia 9/7 (sábado), das 17h às 22h. Visitação até 6/8 (sábado). Terça a sexta, das 14h às 19h; sábado, das 15h às 18h. No Elefante Centro Cultural (706 Norte, Bloco C, 3541-3146). Entrada franca. Classificação indicativa livre.