CCBB recebe exposição com pinturas italianas do entreguerras
Na galeria dos destaques da mostra, está a obra Autoretrato, de Amedeo Modigliani
atualizado
Compartilhar notícia
A exposição Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras chega a Brasília, neste sábado (24/11), no Centro Cultural Banco do Brasil. Ao todo, são 67 pinturas que retratam a arte pictórica italiana do período entre a Primeira Guerra Mundial e o pós-Segunda Guerra Mundial.
A mostra ficará em cartaz até 20 de janeiro de 2019. O período selecionado foi uma das mais férteis épocas para a arte moderna italiana, que criou novas expressões artísticas com seus melhores expoentes. Entre eles, Giorgio De Chirico, Felice Casorati, Carlo Carrà, Afro Basaldella, Renato Guttuso, Mario Sironi e, em especial, Amedeo Modigliani.
As obras expostas no CCBB foram adquiridas entre 1946 e 1947 por Francisco Matarazzo Sobrinho, o Ciccillo, e sua esposa, Yolanda Penteado, para a criação do antigo Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Um dos destaques da exposição em Brasília é Autorretrato, de Amedeo Modigliani. Pela primeira vez, a preciosa obra de arte sairá de São Paulo para outra cidade do Brasil. A peça é de 1919, produzida pouco antes da morte do artista, aos 35 anos, vítima de tuberculose.
“É uma enorme satisfação poder apresentar ao público de Brasília a obra Autoretrato, de Amedeo Modigliani (1919), sem dúvida a mais importante e preciosa da coleção”, comentou o embaixador da Itália, Antonio Bernardini.
Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras
De 24 de novembro a 20 de janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília (Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Lote 22). (61) 3108-7600. Das 9 às 21h. Classificação indicativa livre. Entrada franca