Caixa Cultural receberá obras do artista francês Matisse em outubro
As obras, pertencentes ao acervo dos Museus Castro Maya, foram criadas pelo artista francês para ilustrar o livro que ele escreveu, chamado “Jazz”
atualizado
Compartilhar notícia
Uma boa novidade para os amantes de artes que vivem em Brasília. A Caixa Cultural receberá, em outubro, a exposição “Henri Matisse – Jazz”. Nela serão apresentadas 20 colagens feitas em papeis coloridos com guache do pintor francês, todas relacionadas de alguma forma ao universo do jazz, estilo musical nascido nos Estados Unidos e consagrado no mundo todo.
As obras, pertencentes ao acervo dos Museus Castro Maya, foram criadas para compor o livro “Jazz”. escrito por Matisse. Publicada em 1947, a obra teve 250 impressões, sendo que apenas duas delas se encontram no Brasil.
Confira algumas das peças que integram a mostra:
Matisse foi um dos principais nomes do fauvismo, movimento de vanguarda que se desenvolveu na Europa, entre 1905 e 1907. Ele simplificava as formas, ao mesmo tempo em que criava combinações de cores que fugiam à realidade e resultavam em forte contraste. O artista partiu paras colagens após passar por uma cirurgia que o obrigou a permanecer longos períodos na cama e na cadeira de rodas.
A novidade se soma à chegada de outros grandes nomes da arte mundial na cidade. O Centro Cultural Banco do Brasil abrigar até o dia 4 de julho a mostra “Mondrian e o Movimento De Stijl”. Além disso, a Caixa Cultural também manterá em cartaz até o dia 5 de junho a exposição “Frida Kahlo: Conexões Entre Mulheres Surrealistas no México”.