Caixa Cultural recebe finalistas do Transborda Brasília 2018
Espaço vai expor obras dos 12 artistas visuais selecionados para a final do Prêmio de Arte Contemporânea
atualizado
Compartilhar notícia
De 197 inscritos e mais de mil trabalhos concorrentes, saíram 12 finalistas do Transborda Brasília, prêmio de arte contemporânea anual que valoriza as produções do Distrito Federal e do Entorno. As obras selecionadas estarão expostas a partir de 8 de agosto na Caixa Cultural, no Setor Bancário Sul. Depois de um hiato em 2017, a premiação deste ano teve um incremento de 38% de inscrições em relação às edições anteriores.
Além da participação na mostra e do registro das obras no catálogo da exposição, os artistas receberão R$ 5 mil como prêmio aquisição. A Secretaria de Cultura vai receber as obras, compradas pela Caixa. Os artistas selecionados são Alice Lara, Cecília Bona, Cléo Alves Pinto, Diego Bresani, Gu da Cei, Hilan Bensusan, José de Deus, Ju Lama, Kabe Rodríguez, Laura Fraiz-Grijalba, Raquel Nava e Rodrigo de Almeida Cruz.
Bresani concorre com a foto do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), que integrava a exposição Respiro: retratos 01 – com mais de 180 fotografias produzidas em 10 anos de carreira.
Os 12 escolhidos também vão concorrer a três prêmios de R$ 15 mil: ao longo de dois meses, a curadora Clarissa Diniz vai acompanhar e orientar a pesquisa artística dos premiados, com foco no processo criativo e no desenvolvimento poético de cada trabalho. Ao final deste período, cada artista deverá produzir um trabalho inédito. O trio de vencedores será anunciado no lançamento do catálogo da exposição, em 15 de setembro, às 16h.
Mostra dos artistas selecionados ao Transborda Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea 2018
8 de agosto a 9 de outubro, na Galeria Acervo da Caixa Cultural Brasília (SBS, Quadra 4, Lotes 3/4). De terça a domingo, das 9h às 21h. Entrada franca. Livre para todos os públicos