Caixa Cultural abre exposição com peças de Francisco Brennand
A mostra aborda os 90 anos de produção artística do pernambucano. Entrada é gratuita
atualizado
Compartilhar notícia
A partir do dia 28 de março, a Caixa Cultural Brasília (Setor Bancário Sul) sedia a exposição Francisco Brennand – Mestre dos Sonhos, que reúne cerâmicas, pinturas e desenhos do artista pernambucano aclamado mundialmente pelo seu estilo ancestral e peculiar.
A mostra inclui parte das obras encontradas na Oficina Cerâmica Francisco Brennand e no Parque das Esculturas – espaços culturais recifenses que reúnem mais de 2 mil peças de arte. Os trabalhos do pernambucano refletem temas como reprodução, sexualidade, mitologia, fauna, flora, personagens históricos e míticos, sempre conectados à tradição popular do Nordeste.
A exposição conta com 31 obras do artista escolhidas pela curadora Rose Lima. “O público vai conhecer o homem Brennand e a riqueza da sua arte. A mostra pontuará seu timbre nordestino com referências diversas à família, literatura, a vivências adquiridas e interações com outros artistas, por exemplo, Abelardo da Hora e Cícero Dias”, destaca Rose.
A exposição traça uma linha ao longo dos 90 anos da vida de Brennand, fazendo mostra de obras antigas como Autorretrato aos 19 Anos (1947) e pelas mais recentes, por exemplo, Toques (Série O Castigo) (2013).Mestre dos Sonhos
Brennand começou a carreira artística em 1942, ao conhecer o artista plástico Abelardo da Hora. Suas cerâmicas o tornaram conhecido internacionalmente. Com mais de 75 anos de trabalho, o pernambucano acumula 90 exposições ao redor do mundo, em países como Alemanha, França, Inglaterra, Itália, Uruguai, Estados Unidos, Portugal e Espanha. Hoje, aos 90 anos, se dedica exclusivamente à pintura.
Francisco Brennand – Mestre dos Sonhos
A exposição será aberta no dia 28 de março, na Caixa Cultural Brasília (Setor Bancário Sul), e ficará disponível ao público até 20 de maio. De terça a domingo, das 9h às 21h. Informações: (61) 3206-9448 e (61) 3206-9449. Entrada franca. Classificação indicativa livre