Brasília tem dois museus entre os 10 mais visitados do país em 2017
Estudo do Ibram aponta que o CCBB-DF e o Museu Nacional da República estão entre os mais populares
atualizado
Compartilhar notícia
Entre os 10 museus brasileiros mais visitados em 2017, dois ficam em Brasília: o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) da cidade e o Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. Todos os outros centros ficam em estados do Sudeste, a maioria em São Paulo. Os dados são do Formulário de Visitação Anual (FVA), organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
A pesquisa, elaborada a partir de respostas enviadas pelos próprios museus, gerou 1.081 participações válidas. Esses estabelecimentos registraram, ao todo, mais de 32 milhões de visitantes durante o ano passado. O dado não é absoluto: o Brasil tem 3.747 museus, sendo que apenas 28,85% deles contribuíram para o FAV. No Centro-Oeste, de 278 centros culturais, somente 50 responderam o questionário do Ibram.
O número médio de visitantes foi superior ao de 2016, 31 milhões, mas ficou abaixo do recorde registrado em 2015: 35,6 milhões visitantes. Somente nos 10 museus brasileiros mais procurados, 8,8 milhões de turistas foram contabilizados.
Veja os museus mais visitados:
O museu mais visitado do Brasil é o CCBB de Belo Horizonte, único mineiro entre os 10 mais requisitados. No Centro-Oeste, quatro museus estão entre os 100 com maior volume de visitas, todos no Distrito Federal: CCBB-DF, Museu da República, Caixa Cultural Brasília e o Museu de Ciências Naturais do Jardim Zoológico de Brasília.