Brasília na tela: artista irlandesa expõe quadros inspirados na cidade
Artista e educadora, Fiona Murphy apresenta a exposição Brasília nos Olhos da Artista Irlandesa, a partir do dia 10 de novembro
atualizado
Compartilhar notícia
Fiona Murphy, irlandesa ex- professora de artes visuais da Escola Americana de Brasília (EAB), expõe, a partir do dia 10 de novembro, obras inspiradas na capital – cidade onde escolheu viver desde 2012. A mostra Brasília nos Olhos da Artista Irlandesa transparece a paixão da educadora pela arquitetura da cidade.
A exposição é gratuita (mediante inscrição no QRcode do convite abaixo), e segue até o dia 10 de janeiro. Na sexta de inauguração (10/11), haverá um evento, das 19h às 21h, com a participação especial da pianista norte-americana Jennifer Heemstra.
O céu da capital, segundo Fiona, a inspirou a começar a pintar a cidade em que decidiu morar desde que o marido, Anthony Boadle, recebeu uma proposta de trabalho há 11 anos.
“Nunca me canso dos céus dramáticos. Na estação seca, o céu sem nuvens apresenta fortes tons de azul. Durante a estação chuvosa, o céu fica cheio de nuvens expressivas que mudam de forma a cada minuto”, ressalta Fiona Murphy.
Além da paixão pelo céu, a arquitetura da cidade chamou bastante atenção da irlandesa. Especialmente, os edifícios “retro-futuristas”. Ela também se inspira nas formas e curvas do arquiteto Oscar Niemeyer, além da influência do paisagista Burle Marx, e as estampas dos azulejos de Athos Bulcão.
Fiona conta que decidiu fazer dos elementos simples, que, por vezes, são ignorados, o grande diferencial de suas telas: “Esta cidade me incentivou a manter meus designs simples e básicos. Isso me levou a apreciar elementos que às vezes ignoramos, como sombras, reflexos, cores brilhantes e o poder do branco”.
Trajetória de Fiona Murphy
Desde a infância, Fiona já queria ser artista. Após estudar na Limerick College of Art and Design, conceituada faculdade de artes na Irlanda, ela foi morar na Itália para dar aulas particulares, o que, mais tarde, se transformaria na carreira como educadora. No seu tempo livre, já trabalhava com arte.
Foi quando se mudou para Cuba, em 1996, que começou a pintar muros, segundo ela, para “adicionar cor às paredes monótonas” de Havana, capital do país carinbenho. Pouco tempo depois, se tornou professora de arte na Escola Internacional de Havana.
Foi em Cuba que Fiona conheceu seu atual marido, o jornalista Anthony Boadle, que, após seis anos, precisou ser realocado em Washington, nos Estados Unidos. Lá, passou a ensinar espanhol em uma escola bilíngue de DC.
Após quatro anos em Washington, e com saudade de viver na América Latina, a artista encorajou o marido a vir ao Brasil e aceitar uma proposta para trabalhar em Brasília. Desde então, vive com a família na capital, onde liderou por 6 anos o departamento de arte da escola americana, posição que deixou para se dedicar às telas.
Brasília nos Olhos da Artista Irlandesa
A partir do dia 10 de novembro, às 19h, no hotel Golden Tulip Brasília Alvorada. A entrada é gratuita, porém, o interessado deve fazer sua inscrição através do link do QRcode no convite. A exposição vai até o dia 10 de janeiro.